Um relatório divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (11), revela que, até 2027, mais de 14 milhões de brasileiros precisarão se qualificar para garantir suas vagas no setor industrial.
O estudo, denominado Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, tem como objetivo identificar as futuras necessidades de mão de obra e orientar investimentos em formação profissional.
Até 2027, a CNI estima que 11,8 milhões de pessoas, já inseridas no setor e com formação, precisarão buscar novas qualificações para se manterem competitivas.
As áreas de maiores demandas apontadas na pesquisa serão logística, operação industrial, construção e metalmecânica, que são diretamente influenciadas pela entrada de novas tecnologias e pelo crescimento econômico.
E por isso, a indústria precisará de 2,2 milhões de profissionais qualificados para suprir as demandas, seja ocupando novos postos de trabalho, seja substituindo trabalhadores que vão sair do mercado.
Essas projeções também destacam que, no mesmo período de qualificação, também serão criadas mais de 609 mil vagas no setor industrial, sendo maior do que as destinadas a pessoas com ensino superior.
A matéria é do G1. Leia na íntegra.
Fonte: Brasil Norte Comunicação | Foto: divulgação