Jornalismo em tempos de desinformação: A batalha pela Democracia e o Interesse Público

Professor Francisco Karam analisa os desafios da profissão diante das fake news, big techs e a necessidade urgente de regulamentação para garantir informação de qualidade à sociedade

Neste episódio do programa Soberania em Debate, produzido pelo projeto SOS Brasil Soberano do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, a jornalista Beth Costa conduz uma conversa aprofundada sobre mídia, democracia e o papel do jornalismo na defesa do interesse público. O convidado é o professor Francisco Karam, jornalista com mestrado e doutorado em ética da profissão, que lecionou por 32 anos na Universidade Federal de Santa Catarina e é autor dos livros Jornalismo, Ética e Liberdade e Ética Jornalística e Interesse Público.

Ao longo do programa, diversos temas centrais são abordados: a evolução histórica do jornalismo e sua consolidação como defensor de interesses universais; os desafios contemporâneos impostos pela proliferação de desinformação e fake news; o impacto do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo no Brasil; a necessidade de regulamentação das big techs e das redes sociais; a importância da democratização da comunicação; o papel dos códigos de ética profissional; e os dilemas entre liberdade de expressão e responsabilidade informativa.

O debate situa o jornalismo no centro de uma disputa maior pelo futuro da humanidade, enfrentando ameaças como a necropolítica, a destruição ambiental e a falsificação sistemática da realidade, ao mesmo tempo em que defende a necessidade de alianças entre profissionais, governos democráticos e movimentos sociais comprometidos com valores universais e o interesse público.

Assista o programa na íntegra:

 

O programa Soberania em Debate, projeto do SOS Brasil Soberano, do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge RJ), é transmitido ao vivo pelo YouTubetodas as quintas-feiras, às 16h. A apresentação é da jornalista Beth Costa, com assessorias técnica e de imprensa de Felipe Varanda e Lidia Pena, respectivamente. Design e mídias sociais são de Ana Terra e redação de Rodrigo Mariano. As entrevistas também podem ser assistidas pela TVT, Canal do Conde, e são transmitidas pelas rádios comunitárias da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil.

Acessar o conteúdo