Leia o livro sobre o Setor Elétrico brasileiro

A obra de Roberto D'Araújo analisa as transformações no setor a partir do governo FHC

Prezados,

 

Aproveitando a possível disponibilidade de tempo que a greve pode proporcionar encaminho, em anexo, o livro do Roberto D´Araújo sobre o setor elétrico. O título SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO – Uma aventura Mercantil é um excelente livro para quem está interessado em entender como funciona (ou como deveria funcionar) a complexa matriz energética brasileira. O livro foi lançado em 2009, portanto não aborda os desastres e desmandos do governo na tentativa de reduzir “na marra” as tarifas de energia (MP 579 / Lei 12783).

Como o  equivoco está no “modelo mercantil”, inapropriado para a nossa matriz, o que o governo está conseguindo é endividar cada vez mais as empresas -estatais – do setor, subsidiando a redução do custo da tarifa, sem que o setor privado participe deste sacrifício. Conforme amplamente divulgado o tesouro pagou  (quer dizer: nós pagamos através de impostos) 9,2 bilhões nos 7 primeiros meses deste ano de subsídios.  Na verdade o lucro privado continua…o governo tornou-se refém já que – neste caso e com toda razão – o setor privado se retira caso o lucro não aconteça.

Alguns pontos que julgo importante no entendimento do que está ocorrendo e na leitura do livro:

 

1. Julgo importante a leitura do prefácio, escrito pelo Prof. Luiz Pinguelli Rosa. Lá podemos acompanhar os bastidores do poder no início do governo Lula. Também já podemos observar como a nossa presidenta ficou do lado do modelo “de mercado” e não “pelo custo”.

2. Considerar que, desde a implantação do modelo de mercado, através da lei 8987 de 1995 (governo FHC) as tarifas subiram 120%! sugiro consultar o link  para um melhor entendimento. Aliás o site do Ilumina, www.ilumina.org.br, (o Roberto D´Araújo é um dos diretores do Ilumina) é uma excelente fonte de informações sobre o assunto!

 

Abraços,

Miguel Sampaio

Diretor do Senge-RJ na base de Furnas

 

Para baixar o livro, clique aqui.

Pular para o conteúdo