Light dificulta negociações com os sindicatos

A empresa apresentou contraproposta insuficiente e tenta desqualificar e deslegitimar os processos de mobilização e consulta online dos trabalhadores

Negociação Coletiva: Senge RJ x Light Serviços de Eletricidade S.A., Light Energia S/A, Light Esco – Prestação De Serviços S.a., Lightcom Comercializadora de Energia S/A e Conecta Light Iluminação Ltda

Vigência: 2020/2021

Data da ocorrência: 15/06/2020

Ocorrência: Informe do Senge RJ

Em duas rodadas de negociação, a Light apresentou a seguinte contraproposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores para celebração do ACT 2020-2021:

• Reajuste zero, com abono de R$ 600,00 para aqueles que ganham até R$ 5 mil e negociação individual para os que ganham acima.
  • Abono de R$ 1.200,00 em duas parcelas.
  • Auxílio-creche de R$ 900,00, o que corresponde a um acréscimo de R$ 30,00 com relação ao valor atual.
  • Pagamento da cesta natalina no valor de R$ 400,00.
  • Gratificação de férias de R$ 1850,00.
  • Tíquete refeição/alimentação de R$ 35,00 (um real de acréscimo com relação ao valor atual), a ser pago somente a partir de janeiro de 2021.

Não bastasse a insuficiência da proposta frente às necessidades e esforços dos trabalhadores, especialmente em momento de crise econômica e sanitária, os sindicatos foram surpreendidos por postura absolutamente anti-sindical por parte da direção da Light. A empresa suspendeu o processo negocial sob a alegação de que é necessária uma auditoria nos procedimentos recentemente adotados pelas representações sindicais para reunir os trabalhadores em tempos de pandemia, a exemplo das assembleias virtuais.

Reunidos em videoconferência, realizada por meio do aplicativo Zoom, 84% de mais de 100 trabalhadores rejeitaram a contraproposta da empresa – um resultado que evidencia o descaso com que a direção da Light tem se portado durante as negociações.

Questionar a realização e a legitimidade de assembleias virtuais em tempos de pandemia não apenas confronta a percepção geral sobre a crise hoje vivenciada e o entendimento jurídico sobre as alternativas postas para continuidade de negociações, mas também fere, brutalmente, os princípios da democracia e da representação. Os sindicatos têm se reinventado para cumprir a tarefa de representar, de forma qualificada, os anseios dos trabalhadores, sem que isso imponha novos riscos a eles, caso não sejam respeitadas as medidas de isolamento social.

Esperamos que a Light reveja sua posição e volte à mesa negocial como prova de respeito à pluralidade e às regras do jogo democrático implicado nas negociações.

Fique atento as novos informes dos sindicatos.
Senge RJ

Email: [email protected]

Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.