Luiz Fernando Vieira, PRESENTE!

O início de abril impôs a todos os brasileiros duras perdas. Nos últimos dias, sofremos com a partida do cartunista Ziraldo, do jornalista Maurício Dias e, em uma dolorosa despedida para engenheiros e engenheiras progressistas, do nosso companheiro Luiz Fernando Vieira.

“Fernandão”, como era conhecido por toda a militância, lutou incansavelmente contra a ditadura militar, pelas Diretas, pela Lei da Anistia, pelas liberdades democráticas e pela consolidação da Constituição Cidadã de 1988. Suas lutas pelo avanço do Estado democrático de direito e pela consolidação da soberania nacional começaram na década de 1960 e, na militância, construiu muito: foi um dos fundadores do PT do Rio de Janeiro e da CUT nacional e estadual. Acreditava nas entidades profissionais como ferramentas para a mudança, tendo o Sindicato dos Engenheiros no estado do Rio de Janeiro e o Clube de Engenharia como espaços de engajamento e articulação.

Idôneo, estrategista, agregador, Fernandão dedicou a vida ao avanço das lutas trabalhistas e aos movimentos sociais. Na carreira, Luiz Fernando Vieira marcou a área do saneamento, como diretor da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) e parte da diretoria de Gás e Energia da Petrobras nos dois primeiros governos Lula. Quando partiu, após uma longa luta contra o câncer, estava engajado nos movimentos pela reconstrução da indústria naval brasileira. 

Aos amigos e familiares, toda a força e serenidade para administrar a profunda saudade que um homem da estatura de Luiz Fernando Vieira deixa em todos nós. 

Luiz Fernando Vieira, PRESENTE!

Pular para o conteúdo