Marcada assembleia de trabalhadores da Eletrobras

Empregados se reúnem na sede do Sintergia-RJ para discutir questão da PLR

Será realizada nesta quinta-feira (22), às 18h, uma assembleia de trabalhadores do setor elétrico. O objetivo é discutir o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR), diante do impasse da Eletrobras. A reunião será realizada no auditório do Sintergia-RJ, que fica na Avenida Marechal Floriano, 199 – 10º andar – Centro.

Para o diretor do SENGE-RJ Gunter de Moura Angelokorte, o cálculo da Participação de Lucros e Resultados (PLR) deve ser feita a partir de metas operacionais. Gunter, que trabalha na Eletronuclear, explica que a proposta foi apresentada ao Ministério de Minas e Energia durante as reuniões realizadas nos dias 7 e 8 de maio em Brasília. Os representantes do governo se posicionaram a favor do novo cálculo.

“Diante da crise causada pela Lei 12.783/13, seria impossível a Eletrobras ter lucro”, afirma Gunter. A lei foi criada a partir da Medida Provisória 579 e trata da renovação das concessões de energia elétrica e prometia estabelecer a redução do valor das contas de luz.

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniram com a direção da Eletrobras nos dias 7 e 8 de maio. Durante os encontros, criticaram o desmonte do setor elétrico e defenderam o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) aos trabalhadores.

As entidades informaram, através de um boletim, que “em todos os fóruns de debates a FNU e o CNE reafirmaram a posição de defesa do pagamento da PLR, baseada em dados concretos, fruto de estudo feito pela Federação, já encaminhado ao Governo e parlamentares, que aponta que apesar do desligamento de 4 mil trabalhadores através do Plano Incentivado de Desligamento (PID) ao longo do ano, o resultado operacional melhorou consideravelmente. Dando dessa forma condições objetivas para o pagamento da PLR.”

No dia 8, as entidades se reuniram com o Ministro de Relações Institucionais e com o Ministério de Minas e Energia. Sobre o encontro, a FNU e o CNE afirmaram que “foi uma oportunidade de apresentar ao Governo as reivindicações dos trabalhadores, ao mostrar os estudos feitos e alertar sobre os graves riscos que representa para o setor do elétrico nacional o desmonte do Sistema Eletrobras”.