Marcada assembleia dos trabalhadores da Ampla

Proposta oferecida pela empresa será analisada no dia 13 de novembro

Foi marcada para o dia 13 de novembro, às 18h, a assembleia dos trabalhadores da Ampla. Na ocasião, os empregados irão avaliar a contraproposta oferecida pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013.

Para o representante sindical do Senge-RJ na Ampla, Francisco Eduardo Rizzo Fraga, a proposta pode ser considerada fraca. “O setor elétrico recebeu ganho real de cerca de 2%. A Ampla só nos ofereceu 0,5%”, critica.

Além disso, Francisco explica que cláusulas propostas pelos trabalhadores na primeira pauta nem foram consideradas. Uma delas é a cláusula relativa ao Programa de Participação de Resultados (PPR). Os engenheiros pedem um acréscimo de 5% no PPR, a cada três anos de efetivo serviço, a partir de 1º de janeiro de 2009.O benefício não é cumulativo.

Outra cláusula é a referente se refere ao programa “Saber Viver” da Ampla, e visa conceder aos trabalhadores uma folga de 5 dias úteis como prêmio por cada 5 anos de efetivo trabalho, a partir de 1º de janeiro de 2007. O benefício deverá ser usufruído no início ou no final das férias, a critério da empresa.

A assembleia será realizada na sede da Associação dos Trabalhadores e Aposentados da Ampla (Ataerj), na Rua Visconde de Itaboraí, nº 60, Ponta da Areia, em Niterói.

Conheça a contraproposta da Ampla

A empresa ofereceu reajuste dos salários em 5,58%, equivalente a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC), mais 0,5% de ganho real, o que representa um reajuste total de 6,08%. A ampla ofereceu ainda um abono único de R$ 1.584,00, a ser pago no dia 19 de novembro; tíquete refeição extra de RS 250,00, a ser pago em março de 2013; reajuste das cláusulas econômicas também em 100% do INPC; e ampliação do auxílio creche para os empregados que tenham filhos até 2 anos.

O que é INPC?

O INPC foi criado pelo IBGE para orientar os reajustes de salários dos trabalhadores e mede a variação dos custos dos gastos em diversos setores, como educação e alimentação. O INPC avalia famílias com rendimentos mensais entre 1 e 5 salários mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente em áreas urbanas.