Marcada mesa redonda da Emater

Sindicatos pediram a mediação da Delegacia Regional do Trabalho na negociação coletiva

Foi marcada para o dia 16 de outubro, às 14h, a mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho para resolver os impasses durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Emater-Rio.

No dia 24 de setembro, os cinco sindicatos que representam os trabalhadores da empresa enviaram um ofício pedindo a mediação da DRT na negociação coletiva.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) assinou o documento, junto com os sindicatos dos médicos veterinários, dos técnicos agrícolas, dos administradores e das secretárias.

A mesa redonda será realizada na Rua José Clemente, 37, 3º andar, sala 301, no centro de Niterói.

Trabalhadores lutam pelo PCS

Há três meses, os funcionários da Emater-Rio estão paralisados na luta pelo PCS. Desde o dia 18 de junho, os trabalhadores não estão repassando os relatórios das pesquisas para o Governo do Estado. A decisão foi tomada em assembleia que reuniu 167 associados. A paralisação foi aprovada por unanimidade.

De acordo com presidente da Associação de Funcionários da Emater-Rio (Aferj), Hélio Martins dos Santos, o PCS é a principal reivindicação dos trabalhadores. “Há dois anos que ele vem sendo prometido e é só promessa.”

“Lutamos pela valorização do nosso trabalho. Atualmente, o nome da Emater não aparece nos relatórios, só aparece Rio Leite, Rio Rural… Lutamos para reconhecer o nosso serviço técnico”, conta Antonio Carlos Vairo dos Santos, diretor da Aferj.