Militantes protestam no Rio contra Eduardo Cunha

Manifestantes se reuniram na Cinelândia, em frente à Câmara dos Veredores

No dia 17 de junho de 2015, às 18h, na Cinelândia/RJ, os movimentos sociais se reuniram em frente à Câmara dos Vereadores para manifestarem contra o Presidente da Câmara dos Deputados, o também carioca, Eduardo Cunha, que neste dia às 20:25h fará o pronunciamento em Rede Nacional das atividades da Câmara dos Deputados no semestre.

Com o apoio da CUT-RJ, que compareceu com o carro de som e seus dirigentes, o Movimento Mais Direitos, Mais Democracia marcou presença com duas faixas: Fora Cunha! e Mais Democracia, Mais Direitos. Com reforço policial e cobertura da mídia, a manifestação foi totalmente pacífica e sem tumultos.

Estimasse que estiveram neste ato aproximadamente 500 pessoas. Teve apresentação de dança de rua pelo grupo Ladeira Tabajara. Aberto o microfone, ocorreram manifestações espontâneas das pessoas que ali se encontravam ou passavam. Em sua maioria manifestando-se contra a presença do deputado federal Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, já que o consultor Júlio Camargo o incriminou afirmando que o nobre deputado recebeu 5 milhões de dólares.

No momento do pronunciamento, o Buzinaço/Apitaço foi uma efusão de sons que foi ensurdecedor para os que estavam nas imediações. A alegria tomou conta de todos neste momento, como uma comemoração de um gol.

Minha fala foi sobre o momento crítico que Eduardo Cunha coloca a nossa democracia quando ele não respeita os resultados das votações em Plenário. Se os seus interesses são contrariados numa votação, ele articula outra votação pela madrugada, afrontando a Constituição Brasileira. O ponto a destacar nesta manifestação foi a UNIDADE de todos os movimentos: Sindical / Negros / Mulheres / LGBT / Popular / Moradia, entre outros. Não houve protagonismo e nem hegemonia de um em detrimento de outro. Todos tiverem a oportunidade de expressar sua indignação e revolta contra àquele que se vê em perigo e tenta encobrir sua sujeira acusando o outro.

Osiris Barboza de Almeida

Coordenador da Coalizão Rio pela Reforma Política Democrática