“Minha Casa Minha Vida – Garantia de Moradia” é tema do Soberania em Debate de 12/04

SOBERANIA EM DEBATE
Minha Casa Minha Vida – Garantia de Moradia
Sexta-feira, 12 de abril, 16H

O sonho da casa própria ao alcance da população de baixa renda, associado ao desenvolvimento urbano e econômico, à geração de trabalho e de renda e à elevação da qualidade de vida, é a proposta do Minha Casa Minha Vida, uma operação de financiamento, com recursos do FGTS, destinada a famílias residentes em áreas urbanas/rurais com renda mensal bruta de até R$ 8 mil. Com recursos do FGTS, o programa foi retomado pelo Governo Federal em 14 de fevereiro de 2023, com a recriação do Ministério das Cidades e oferece descontos e taxas de acordo com a renda da família e localização do imóvel.

Desde a criação, em 2009, o MCMV já entregou cerca de 7 milhões de novas unidades habitacionais espalhadas pelo Brasil. Na Faixa 1, (contratações para famílias que recebem até 2.640,00), já foram mais de 1,6 milhão de moradias entregues. Em 2023, foram contratadas mais de 460 mil unidades, superando a previsão inicial de 375 mil. O maior programa de habitação do Brasil tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até 2026.

Para falar sobre a importância e o alcance do MCMV, criado pelo Governo Lula, a convidada do Soberania em Debate, que acontecerá excepcionalmente nesta sexta-feira, é a Vice-presidente de Habitação da CEF, Inês Magalhães.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

OBS: Informações retiradas dos sites da Secom/Governo Federal e da CEF.

Debatedora:

Inês Magalhães – Socióloga com experiência em gestão e formulação de políticas públicas nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Desde 2017 atua como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, como Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. Participou da reestruturação do setor habitacional, além do desenho, regulamentação e implementação dos dois principais programas de habitação do período: ” Minha Casa Minha Vida” e “PAC – Programa de Urbanização da Favela”. Graduada em Sociologia com Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo, e em Planejamento Estratégico Situacional pela Friedrich Ebert Foundation. No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado e Cientista político

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Pular para o conteúdo