À medida que a política institucional, as forças de segurança, a produção científica e a comunicação são pressionadas pela extrema-direita em uma radical guerra de narrativas, as próprias bases das instituições democráticas vacilam. Mas as tão necessárias utopias, o esperançar fundamental para traçar caminhos para um futuro mais justo e coletivo, seguem vivos pelas mãos dos Movimentos Sociais.
Para analisar o papel central da mobilização popular, consciente na defesa e construção da nossa democracia e na resistência do campo progressista no mundo, conversaremos com o professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, e a jornalista Dayane Santos, do Brasil 247. A jornalista Hildegard Angel e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, contribuirão para o debate.
Pelo olhar da academia, da imprensa e do Poder Público, o evento pretende reafirmar que a sustentação das forças democráticas depende da potência representada pelos Movimentos Sociais. São eles que reúnem todos os comprometidos com o enfrentamento ao autoritarismo e à agenda de medo e morte imposta pela extrema-direita no mundo.
Ao final do evento, o professor Boaventura fará o lançamento no Brasil e autografará seus livros Direito e Epistemologias do Sul e Direitos da Natureza.
Movimentos Sociais e a Construção da Democracia
📅 27 de novembro, quinta-feira
⏰ Das 18h às 20h30
📍 Auditório do Senge RJ – Av. Rio Branco, 277, 17º andar, Centro
🎙️ Expositores
-
Boaventura de Sousa Santos – Professor e escritor
-
Dayane Santos – Jornalista / Brasil 247
💬 Debatedores
-
Hildegard Angel – Jornalista / Brasil 247
-
Rodrigo Neves – Prefeito de Niterói
🎤 Mediação
-
Jorge Folena – Advogado