Na primeira mesa de negociação, ONS ignora pauta de reivindicações

A Intersindical ONS aguarda uma nova reunião, em que a instituição apresente uma proposta efetiva relacionada ao ACT 2021/2022.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Vigência: 2021/2022

Data da ocorrência: 31/08/2021

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

No dia 27/08/21, a Intersindical ONS participou da primeira rodada de negociação do ACT 2021/2022 do ONS.

A empresa apresentou uma primeira proposta às demandas formuladas pelos trabalhadores do ONS, muito aquém das reivindicações da pauta unificada, motivo pelo qual os representantes da Intersindical ONS informaram que não levarão a contraproposta à categoria. A Intersindical reivindicou o agendamento de nova reunião para que a empresa apresente propostas que contemplem os pleitos da Intersindical ONS.

É preciso alertar à categoria que, diante de pleitos tão básicos, como garantir reajuste salarial aos trabalhadores pelo IPCA do último ano, ainda mais levando-se em conta o que vivenciamos nos últimos dois anos, sem a aplicação de índice de reajuste a todos os trabalhadores, havia uma expectativa por parte da Intersindical de que a contraproposta inicial da empresa incluísse, no mínimo, um reajuste linear. Para nossa surpresa, a proposta inicial não contempla essa condição. Além desse fato, outros pontos cruciais de nossa negociação não tiveram retorno por parte da empresa, a exemplo das sete cláusulas novas propostas pela categoria.

Enfim, diante de uma proposta que se encontra a anos luz dos anseios e do merecimento de toda a categoria, a Intersindical demonstrou a sua frustração e contrariedade com o que foi proposto e cobrou que, de forma breve e expedita, possa ser trazida nova proposta, que represente aquilo que é justo e merecido por parte dos trabalhadores.

A Intersindical ONS, após a defesa firme e qualificada junto à empresa, está em compasso de espera, aguardando  a realização de nova reunião até a próxima semana.

Estamos mobilizados e atuando para que todos os trabalhadores do ONS tenham um ACT que expresse o reconhecimento de sua força de trabalho. É importante o engajamento e a participação de todos os trabalhadores para demonstrarmos nossa força.

A intersindical ONS informará a todos os trabalhadores os próximos desdobramentos de nossa negociação – ACT 2021/2022.

Juntos somos mais fortes –  Intersindical ONS:  STIU-DF, SENGE-RJ, SENGE-PE, SINTERGIA-RJ e SINERGIA-SC

Senge RJ

Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.