Na live da próxima quarta-feira, a série Quintas Agroecológicas tratará dos insumos oriundos de organismos vivos e seus processos de transformação e dos fertilizantes de origem mineral usados na agroecologia.
Os usos e especificidades de bioinsumos e remineralizadores serão apresentados pelo geólogo e especialista em Fisiologia da Paisagem e Agrogeologia, Eder Martins, da Embrapa Cerrados; pelo engenheiro agrônomo João Araújo, da coordenação do FEEA-RJ/UFRJ e pelo zootecnista Tom Vidal, que trata da agricultura orgânica, sistemas agroflorestais, certificações e insumos biológicos.
Na mediação, Jorge Antônio Cacá, diretor do Senge RJ, membro da comissão de Comunicação do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e coordenador do FEEA RJ e Roberto Mattar, eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Coordenador do Fórum Estadual de Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ).
A transmissão será realizada pelo canal do Senge RJ no Youtube (youtube.com/@SengeRJ1), ao vivo, a partir das 20h.
O Congresso Brasileiro de Agroecologia
As lives são parte das atividades preparatórias para um grande reencontro: depois de três anos de hiato em função do distanciamento social imposto pela pandemia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia volta, no próximo mês de novembro, a promover a troca de experiências e saberes entre agricultoras/es familiares, pesquisadoras/es, comunidades tradicionais e movimentos sociais de diferentes países e estados brasileiros. Entre os eixos temáticos do congresso estão o manejo de agrossistemas, políticas públicas e Agroecologia, sistemas agroalimentares e economia solidária, crise ecológica e mudanças climáticas, agriculturas urbanas, educação, saúde, campesinato e soberania alimentar, entre outros.
Para mais informações sobre inscrições e programação, visite o site http://cba.aba-agroecologia.org.br