Neta de Cândido Portinari é encontrada morta

Projeto de Lei que tramita há 5 anos na Alerj poderia evitar acidentes com gás

Maria Cândida Portinari, neta do artista plástico Cândido Portinari, morreu enquanto tomava banho na tarde do último domingo (24). A jovem de 16 anos, ao que tudo indica, veio a falecer por causa de problemas na instalação de gás.

O diretor do Senge-RJ Antonio Gerson acusa a omissão das autoridades do setor, Governos do Estado e Federal, as Agências Reguladoras (AGENERSA e ANP), e as empresas prestadoras dos serviços, tanto as distribuidoras de gás canalizado como de gás em botijões. Segundo ele, a total falta de informações para a população sobre os cuidados mínimos necessários para utilização segura de aparelhos a gás é a principal causa dos acidentes.

“Uma campanha simples sobre a necessidade de garantir a ventilação adequada do ambiente onde houver um aparelho a gás instalado, já seria o suficiente para evitar muitos acidentes”, explica Gerson.

O diretor do Senge-RJ critica ainda a morosidade da Assembleia Legislativa (ALERJ). O Projeto de Lei 762 está Assembleia desde 2007 e pretende tornar obrigatórias vistorias periódicas gratuitas nas instalações de gás nas residências. O PL está parado há quase 2 anos na Comissão de Energia. O projeto já foi aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça e de Economia.

Antonio Gerson defende que vistorias periódicas evitariam acidentes.

“Foi o que aconteceu com os ‘bueiros explosivos’ que, depois da iniciativa das vistorias, praticamente deixaram de ocorrer. Caso as instalações de gás no interior das residências e no comércio sejam também vistoriadas, as possíveis situações de risco seriam identificadas e corrigidas pelos consumidores. Isso evitaria estarmos repetidas vezes novamente lamentando a morte de pessoas inocentes ”.