NOTA DE PESAR – Jorge Luiz Vieira da Silva (Bonito)

O Senge RJ manifesta seu grande pesar pelo falecimento do engenheiro Jorge Luiz V. da Silva (Bonito), presidente do Sintergia-RJ, e companheiro de jornada e militância, dirigente combativo das causas sociais e do interesse público, afetuoso e agregador.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) manifesta seu grande pesar pelo falecimento do engenheiro Jorge Luiz Vieira da Silva (Bonito), presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia-RJ), e companheiro de jornada, amizade e militância.

O movimento sindical perde um dirigente combativo das causas sociais, dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e do interesse público. Perde, principalmente, um companheiro afetuoso e agregador.

“Bonito tinha uma capacidade pessoal de agregar e juntar pessoas, muito gentil e generoso, características que ele levou para a política, sempre apontando o caminho do consenso, buscando incansavelmente a unidade”, conta Magno dos Santos Filho (Maguinho), diretor de Formação do Sintergia-RJ e secretário geral da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). “Extremamente alegre, vivia a vida plenamente, fazia a melhor feijoada do mundo, e cuidava das pessoas – se um companheiro ou companheira estava em dificuldade, ele ia ajudar.”

Nos últimos anos estava empenhado nas mobilizações contra a privatização do Sistema Eletrobras, arena da qual não se afastou mesmo com o câncer, diagnosticado há cerca de cinco anos. Já nos anos 1990, participou dos movimentos contra a privatização da Light e de outras empresas do setor elétrico. “Ele trabalhava no Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica), mas esteve à frente da defesa de todas as empresas que compõem o Sintergia-RJ; e, mesmo doente, não se afastou da militância nem do sindicato”, destaca Maguinho.

O secretário geral da FNU lembra da trajetória sindical do amigo, a quem tratava como a um irmão mais velho. “Militou na oposição, na construção do sindicato desde as posições de base, no início dos anos 1990. Em 1994, ingressou na Diretoria Colegiada e, no ano 2000, com a cisão que daria origem ao Sintergia-RJ, atuou na entidade como tesoureiro, vice-presidente e finalmente presidente.”

Bonito era também extremamente culto, com uma visão de mundo ampla e um repertório de interesses que incluía música, teatro, pintura, tudo ligado às artes, além de história e filosofia. Ao mesmo tempo simples e avesso às formalidades, querido por todos os funcionários e companheiros.

Mineiro, o dirigente deixa viúva, dois filhos e uma filha, netos, e uma multidão de amigos e amigas, a quem o Senge RJ estende seus sentimentos e solidariedade.

Jorge Luiz (Bonito), presente!

Foto: Sintergia-RJ