Nota de pesar pela perda da incansável Marcia Vera

Marcia Vera de Vasconcelos ajudou a organizar e fortalecer as entidades de associações de moradores, na luta por um cidade mais justa. O Senge RJ se solidariza com amigos e familiares.

Incansável. Assim era  Marcia Vera de Vasconcelos, liderança importantíssima do movimento social, que perdemos nesta segunda-feira (6). Ela resgatou a relevância das associações de moradores na busca por uma cidade mais justa, na defesa do SUS, da saúde e dos serviços públicos. Foi presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj), depois da FAM-RIo, além de técnica adminstrativa da CET-Rio. Sempre envolvida com as boas causas, em mais de 40 anos de miltância, praticamente o mesmo tempo que morou na Cruzada São Sebastião, na zona sul carioca. Sua morte, aos 88 anos, deixa um vácuo no bom combate e muitos companheiros e companheiras inconsoláveis.

“A luta dos Movimentos Sociais e das Associações de Moradores sofreu um baque, hoje, com a passagem de nossa companheira Márcia Vera”, escreveu no Instagram o vereador Reimont (PT-RJ). “Eu ando por toda a cidade, vou a todos os cantos, mas a Márcia me deixava pra trás: de ônibus, de trem, de metrô, a pé. Ela percorria esta cidade de uma ponta a outra, sempre orientando as pessoas e construindo política pública. “

Regina  Chiaradia, vice-presidente da Fam-RIO na gestão atual e na anterior, encabeçada por Marcia Vera, destaca a disposição de luta da companheira, que não perdia o traço afetuoso de “mãezona”.  “Marcia levou a gente a repensar e a aprofundar a necessidade de as associações de moradores tomarem seu papel nos bairros para as discussões mais importantes”, conta. “O falecimento dela deixa um legado de luta, de coragem, de uma pessoa que foi além da vida pessoal e entregou sua energia pelo bem comum, pela organização dos movimentos. Tenho muito orgulho de ter estado do lado dela, combatido a luta que ela combateu, sempre do lado dos vulneráveis, dos que precisam mais, em busca de um país mais justo e fraterno.”

Abílio Tozini, liderança comunitária da Associação de Moreadores da Rua Lauro Müller (Alma), distribuiu nas redes um depoimento comovido: “Dizem que o céu ficou mais iluminado hoje, 06 de setembro de 2021. Marcia Vera Vasconcelos PRESENTE SEMPRE. Primeiro conheci a Marcia nos encontros em defesa da Saúde Pública, lutando para criar o SUS, depois nas lutas das Associações de Moradores na Famerj  e na construção da FAMRio”, escreveu.

Em 2014, na solenidade de posse na Presidência da Famerj, na sede da ABI, Marcia Vera resumiu sua causa principal na militância:  “O respeito à democracia é o que mais prezamos. Queremos os mesmos direitos humanos para o asfalto e para a favela. Somos tão cidadãos quanto os moradores da Barra e da Zona Sul, somos todos moradores da cidade.”

Marcia Vera faleceu de complicações pós-cirúrgicas, após um tombo que atingiu sua medula.

Deixa dois filhos, netos, nora, amigos e muita saudade.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) presta sua homenagem à companheira e se solidariza com familiares e amigos.

Marcia Vera, presente!

Foto: perfil público do Facebook