Nota do SENGE RJ sobre a incoerente filiação política de Joel Krüger

A direção do Senge RJ registra sua indignação com a incoerência do presidente do Confea, Joel Krüger, ao se filiar a um partido da base deste governo, de práticas nefastas contra a vida, contra o meio ambiente e os direitos trabalhistas.

A direção do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) vem a público registrar sua perplexidade e indignação com a incoerência manifestada pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, ao se filiar a um partido da base deste governo, de práticas nefastas contra a vida, que já levaram a quase 600 mil mortos de covid-19, contra o meio ambiente e contra os direitos trabalhistas,  sem conversa prévia nem consideração com seus aliados e parceiros de longa data.

O engenheiro civil Joel Krüger foi eleito para o mandato de 2018 a 2020, e reeleito para o de 2021 a 2023 no Confea, com apoio declarado e ativo do Senge RJ, e de outras entidades notoriamente comprometidas com a democracia, a defesa das estatais, o fortalecimento da engenharia. Surpreende, portanto, a sua adesão ao governista Republicanos, ponta de lança do que o próprio partido denomina “conservadorismo de costumes”, e que, na prática, traduz a intolerância religiosa aplicada à política, visível na desastrada gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella.

Uma mudança de postura dessa natureza só poderia ser explicada por uma extraordinária elasticidade de caráter político ou por uma ênfase indisfarçada a um projeto estritamente pessoal.

O Senge RJ lamenta ter acreditado na firmeza de propósitos do dirigente do Confea e contribuído para sua eleição. Apesar de pertencer ao campo do livre arbítrio pessoal, a decisão de se alinhar ao programa totalitário, predador e militarista das bases bolsonaristas representa uma grande traição à sua trajetória e às suas alianças históricas.

O Senge RJ, a partir de agora, considera Joel Krüger, formalmente, um adversário da engenharia e do desenvolvimento do país.

Diretoria Colegiada

SENGE RJ