Nota sobre as prisões arbitrárias e agressões

A CUT expressa repúdio às prisões arbitrárias de ativistas e agressões a jornalista

A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro expressa  seu repúdio às prisões arbitrárias de ativistas no último fim de semana, no Rio de Janeiro, com base em presunções e ilações, o que se choca com o Estado Democrático de Direito vigente em nosso país.

Esse procedimento arbitrário e ilegal do Judiciário e da polícia fluminense abre um precedente perigoso, na medida em que ameaça com prisões  antecipadas e absurdas os integrantes dos movimentos social e sindical, sempre que as autoridades considerarem que suas mobilizações são potencialmente “perigosas para a ordem pública”.

Se manifestar não é crime. Ao contrário, é um direito assegurado pela Constituição. Por isso, a CUT-RJ se soma à vozes da sociedade que exigem a liberdade dos presos de forma arbitrária.

Também merecem a nossa indignação e revolta as agressões covardes sofridas por profissionais de imprensa que cobriam a manifestação. Exigimos que os responsáveis sejam punidos exemplarmente e que cessem no estado do Rio de Janeiro os seguidos ataques, por parte das forças de segurança, aos jornalistas e, consequentemente, à liberdade de expressão.

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2014

Direção da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro.