Nova rodada da EPE acontece amanhã

Sindicatos esperam que empresa apresente contraproposta para a negociação do ACT

A 4ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) será realizada nesta terça-feira (09), às 14h30. O diretor do Senge-RJ Agamenon Oliveira afirma que a expectativa é que a empresa apresente uma nova contraproposta. Durante a 2ª rodada, a EPE ofereceu reajuste de 5,1%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, mas os trabalhadores recusaram.

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (08), na sede da empresa, os empregados reafirmaram que querem garantir mais 1,5% de ganho real, ou seja, um ganho acima da inflação, acompanhando os valores conquistados pelos trabalhadores do grupo Eletrobras na última negociação.

Ainda durante o encontro, os trabalhadores aprovaram a prorrogação da entrega da contraproposta da EPE sobre o banco de horas. A direção da empresa havia requisitado a ampliação da data, alegando que não teve tempo de elaborar uma nova proposta.

O banco de horas da EPE só terá validade até o dia 31 de outubro, prazo para a empresa entregar o documento. Com a prorrogação, a EPE terá mais 30 dias para entregar uma proposta.

Comissão de trabalhadores elabora proposta para novo banco de horas

Uma comissão de trabalhadores da EPE elaborou uma proposta para o novo banco de horas da empresa. Uma das sugestões é a alteração do início do horário flexível de 8h para as 7h30. Além disso, a pauta também propõe o abono para o acompanhamento de familiares em tratamentos de saúde.

A proposta da comissão foi aprovada em assembleia realizada no dia 12 de setembro. Mais de 100 empregados estiveram presentes.