Novo curso no Senge-RJ: Introdução ao gerenciamento de projeto

Inscrições vão até dia 29 de maio. As aulas serão dadas pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho Sérgio Niskier, professor do MBA da FGV
Goumbik por Pixabay

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) oferece um novo curso na sua grade de capacitação: Introdução ao gerenciamento de projeto, com inscrições abertas até 29 de maio. Durante o curso, serão compartilhadas planilhas e exercícios práticos para construção de mapas ou matrizes de riscos, que são representações gráficas dos fatores que podem acarretar problemas para a empresa ou seus trabalhadores, durante a execução de um projeto.

“É importante um profissional conhecer essas ferramentas dentro de uma empresa”, destaca Sergio Niskier, engenheiro civil e de segurança do trabalho. “Quanto menor a organização, mais relevante, porque as grandes corporações têm estruturas sólidas, mas as pequenas e médias carecem de pessoal nessa área. Os profissionais que estão chegando ao mercado, se eles tiverem conhecimento sobre as ferramentas de planejamento, estarão mais bem posicionados para se consolidarem nos seus postos.”
Niskier, responsável por ministrar o curso de Introdução ao gerenciamento de projeto do Senge-RJ, é consultor técnico da Finep, professor do MBA de Incorporações Imobiliárias da Fundação Getúlio Vargas, conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RJ e conselheiro do Clube de Engenharia. Também é professor da Universidade Gama Filho e Souza Marques nas cadeiras de Instalações Prediais e Técnicas de Construção. Já foi membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-RJ e do Senge-RJ, tendo exercido a vice-presidência do CREA-RJ.. Realizou mais de cem projetos de abastecimento de água para cidades dos estados do Pará e Paraná. Como consultor técnico da empresa ISDS de Home Land Security e Cyber Defense, participou no projeto de Segurança do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e em outros projetos da área de Defesa e Segurança.
O curso, segundo o professor, tem como finalidade apresentar os conceitos básicos de algumas ferramentas que qualificam o aluno a fazer, de forma regular, procedimentos de organização. “Todo mundo gerencia projeto – pagar a escola dos filhos, a conta de luz, todas as tarefas diárias. Quando se amplia essa ação para uma empresa, ou você obtém um nível de organização ou vai haver bagunça. Não estamos falando de um objeto, mas de um comportamento. Trata-se de uma introdução ao gerenciamento, para que os profissionais se mobilizem para o tema, aprendam conceitos básicos e possam, a partir daí, avançar e desenvolver suas próprias técnicas. São conceitos que se aplicam em 100% do tempo.”
Programa
O curso soma carga total de 24 horas, nos dias 3,4,5,6, 10 e 13 de junho, das 17h30 às 21h30, na sede do Senge-RJ (Av. Rio Branco, 277/17 º – Estação Cinelândia do Metrô). Destinado a engenheiros e estudantes de Engenharia de qualquer especialidade, cobre os seguintes conteúdos:
– O que é Projeto
– Os inimigos dos projetos e como combatê-los
– Você sempre foi, é e será um gerenciador de projetos, e pode disciplinar e organizar seus conhecimentos
– O que é Gerenciamento
– Introdução ao Gerenciamento de Projetos
– PMI e PMBook para o futuro
– As empresas e os profissionais no mercado face ao Gerenciamento de Projetos
– As fases de um projeto e sua inserção nelas
– O triângulo do Gerenciamento
– Estudo do Tempo, Recursos, Escopo
– Conceito geral de Projeto de Custos – Previsão de valores e previsão de prazos – Recomendação de uso de softwares de Orçamentação e Cronogramas (Sienge, Thico, Volare e outros para Orçamento e MS Project para Cronogramas)
– BIM: uma lembrança poderosa para o futuro
– As 10 áreas do conhecimento
– Ficha de Descrição de Projeto
– Restrições ao projetos
– Planejamento para combater as restrições
– O mapa do 5W2H
– Riscos
– O Mapa de Riscos
– Mapa Expedito de Compras e Contratações
– Assuntos gerais de interesse dos projetos
– Exercício em grupos de três alunos, preferencialmente organizados por área de especialização
Preços
Para sócios do Senge-RJ (aspirante e profissional), O curso ntrodução ao gerenciamento de projeto custa R$ 500,00; para profissionais regularizados no CREA-RJ, R$ 800,00; demais profissionais, R$ 1.100,00 . Os pagamentos podem ser feitos em dez vezes no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.