Com apoio do Senge RJ, Núcleo de Estudos Judaicos da UFRJ lança o documentário ‘Decodificando a extrema-direita’ na próxima quinta-feira, dia 22/08

Projeto busca compreender, revelar e denunciar a gramática de uma ideologia neofascista e neonazista no Brasil

Na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, um projeto do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIEJ/UFRJ), em parceria com o Senge RJ, ganha o mundo para somar esforços em uma das lutas mais importantes e desafiadoras para o Brasil e para o mundo hoje: o combate ao fascismo.

O lançamento de ‘Decodificando a extrema-direita’ reunirá acadêmicos, sindicalistas, comunicadores e representantes da sociedade civil organizada na Casa Dirce, em Botafogo, para a exibição do documentário, seguida de uma conversa com o historiador Michel Gherman, o antropólogo David Nemer, a cientista social Christina Vital e o literato João Cezar de Casto Rocha.

O documentário produzido por Gherman e os cineastas Felipe Godinho, Antonio Ribas e Cazian Canellas tem como fio condutor o que o historiador chama de ‘gramática fascista’, um conjunto de estruturas que dão sentido a uma linguagem, com gestos, palavras, comportamentos e sinais que construíram um letramento sofisticado do fascismo, antes mesmo da consolidação do fenômeno bolsonarista, seu produto direto.

Dividido em blocos temáticos de cerca de oito minutos pensados estrategicamente para a distribuição e exibição em totalidade ou separadamente, ‘Decodificando a extrema-direita’ traz blocos com os temas Gramática, Conspiração, Guerra Cultural, Guerra, 8 de Janeiro e Utopia. Por meio deles, apresenta o surgimento de uma linguagem que tem como base uma comunicação direta, empobrecida, cruel, rústica e sem metáforas que estabeleceu uma gramática fascista com significantes próprios, produzidos e reproduzidos pela grande mídia e pelas redes sociais.

O documentário produzido pela RPZ Produções conta com direção, roteiro e montagem de Felipe Godinho, Antonio Ribas e Cazian Canellas. Os efeitos visuais são de Lucas Zas e a edição de som e mixagem são de Marcos Wunder. Os entrevistados que conduzem a narrativa do filme são os pesquisadores e pesquisadoras do NIEJ Beatriz Lemos, Bianca Bastos, Gabriel Mizrahi, Gustavo Bonfim, Júlia Amaral, Leandro Nogueira, Letícia Anderson, Michel Gherman, Milleni Freitas, Samuel Barbosa e Stephanie Assaf.

‘Decodificando a extrema-direita’ é a quarta iniciativa do Senge RJ em apoio ao audiovisual nacional. Em 2021, o sindicato participou da realização de ‘A Bolsa ou a Vida’. Em 2017, a parceria foi em ‘Dedo na Ferida’ e, em 2014, em ‘Privatizações: A Distopia do Capital’. Os três longas foram dirigidos pelo cineasta Sílvio Tendler.

Serviço:
Lançamento do documentário ‘Decodificando a extrema-direita’
Dia 22 de agosto, às 18h30
Rua das Palmeiras, 82, Botafogo, Rio de Janeiro