O Brasil não é quintal de ninguém: é uma Nação Soberana | Nota da Diretoria

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) fundou, em 2017 o movimento SOS BRASIL SOBERANO. Sabíamos que não haveria justiça, desenvolvimento e a tão necessária redução de desigualdades sem um país verdadeiramente autônomo, dono de seu destino. Entendíamos que a soberania, frente ao imperialismo e lastreada na soberania popular, deveria estar permanentemente no centro dos debates.

Os planos da extrema-direita, sabemos, são outros. O projeto da internacional fascista que hoje grassa pelo mundo tem como objetivo manter o Brasil, e todo o Sul Global, como quintal do imperialismo, mantendo-o na periferia geopolítica e econômica. É contra isso que lutamos, garantindo que a soberania nacional atravesse todo e qualquer debate ou pauta por nós encampados.

A recente traição da família Bolsonaro à Pátria mostra que estávamos certos. Não foi com surpresa que recebemos a notícia de que a família do ex-presidente que prestava continência à bandeira americana e chamava o seu país de “lixo” foi finalmente bem-sucedida em seu forte lobby contra os interesses nacionais junto ao presidente dos Estados Unidos.

Nos textos oficiais, a ordem dos parágrafos é importante. Define-se com ela a hierarquia daquilo que se pretende conquistar. Quando a administração Trump decide abrir a comunicação do aumento de 50% nas tarifas alfandegárias norte-americanas para produtos brasileiros com a defesa de Bolsonaro, abre mão de disfarçar seu intento: é chantagem. É interferência nos Poderes da República.

Eles esperavam o vira-latismo que marcou o governo anterior, mas encontrou Lula, como sempre, disposto a lutar pela soberania do país. O presidente foi imediatamente apoiado em sua luta. O povo não é bobo. Se engana quem pensa o contrário. E tão logo a taxação foi anunciada, foi apelidada de “taxa Bolsonaro”. Porque é isso que ela é – mais uma artimanha criminosa da família fascista contra seu próprio país. Esdrúxula, surreal e antidiplomática, a medida busca usar os nanicos 12% representados pelos EUA nas nossas exportações para pressionar pela anistia dos golpistas que tinham entre seus planos o assassinato do próprio presidente Lula, seu vice, Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Lula já avisou e nós engrossamos o coro: “Trump não é xerife do mundo. E quem manda no Brasil são os brasileiros”. Hoje, o BRASIL SOBERANO pelo qual lutamos há muitos anos está na boca do povo, nas redes e nas primeiras páginas. Mesmo os jornalões que sempre formaram a base de apoio midiática do bolsonarismo abandonaram o ex-presidente. Os Bolsonaro estão nus e está claro o que são: INIMIGOS DO BRASIL

O Senge RJ repudia o crime de lesa-pátria cometido pelos Bolsonaro. Repudiamos qualquer tentativa de anistiar aqueles que tramaram contra a nossa democracia e, principalmente, qualquer medida aventureira, inconsequente e chantagista por parte do império norte-americano decadente que fira a Soberania Nacional. Somos um país continental, plenamente consciente de nossa força. Estamos em disputa pelo nosso destino, como outros países no mundo assolados pela extrema-direita, mas enfrentamos essa batalha democraticamente, respeitando as instituições, a independência política e econômica do Brasil e os interesses do nosso povo.

Seguiremos nossa luta por SOBERANIA, DEMOCRACIA E IGUALDADE, por um Brasil dos brasileiros hoje e sempre. A BOLSONARO E SUA CORJA, A JUSTIÇA. A TRUMP, UMA RESPOSTA ALTIVA E SEM MEDO: VÁ TOMAR CONTA DO SEU PAÍS. DO BRASIL, CUIDAMOS NÓS. NÃO SE META. NOS RESPEITE.

 

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2025

 

A Diretoria do sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro

Ir para o conteúdo