O Brasil perde Luiz Pinguelli Rosa

Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Física, lutou toda a vida por um país soberano e socialmente mais justo. O Senge RJ expressa sua admiração pela trajetória de rara coerência e brilhantismo deste combatente incansável.

O Brasil perdeu nesta quinta-feira (3) Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Física, que lutou toda a vida por um país soberano e socialmente mais justo. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) expressa sua admiração pela trajetória de rara coerência e brilhantismo deste combatente incansável.

Em embates recentes, Pinguelli esteve envolvido nos movimentos em defesa das empresas públicas, do ensino e da pesquisa de qualidade, contra a privatização do setor elétrico e da Eletrobras. Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), era membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e presidente da Eletrobras entre 2003-2004. Nunca hesitou em estar do lado certo: deixou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas em 2016 por discordar do impeachment de Dilma Rousseff; e, ainda jovem, no início da carreira, foi preso e desligou-se do Exército por posicionar-se contra o golpe civil-militar de 1964.

O Senge RJ manifesta profundo pesar pela morte de Pinguelli Rosa, aos 80 anos, e transmite seus sentimentos de apoio e solidariedade a toda a comunidade científica e do serviço público, a familiares e amigos.

Diretoria – Senge RJ