Os profissionais da Engenharia têm papel importante no combate à pandemia

Aos engenheiros e engenheiras:
Os profissionais da Engenharia possuem uma qualificação de ponta, transversal a praticamente todas as atividades produtivas. Por isso, têm agora um papel da maior importância no apoio à adoção das medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19 em todo o país.
Procurem conhecer as providências que estão sendo adotadas, no seu Estado e na sua cidade, relacionadas ao chamado “distanciamento social” — para evitar contágio –, à conscientização dos cuidados básicos de prevenção e ao fortalecimento do sistema de saúde. O mesmo vale para empresas. Verifiquem se os ambientes de trabalho e os empregadores estão obedecendo às recomendações das autoridades de saúde. Alertem e, se for o caso, denunciem, se houver exposição desnecessária de qualquer cidadão a risco.
ORIENTEM, SEMPRE QUE POSSÍVEL E NECESSÁRIO, OS TRABALHADORES SOB SUA RESPONSABILIDADE.
Engenheiros e engenheiras são agentes mobilizadores e devem estar atentos para intervir sempre que necessário, prestando informações a quem precise e cobrando ações.
O sucesso no controle da pandemia depende fundamentalmente do esforço coletivo. Nenhum prejuízo patrimonial vale uma vida humana. É preciso paciência e firmeza para atravessar os períodos de recolhimento, chave para assegurar o atendimento médico a quem precise.
Sem medo, a hora é de responsabilidade e solidariedade. Viva a vida!

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SENGE RJ)

Links úteis:
> Para esclarecimentos, combater fakenews, tirar dúvidas ligue para o número 136 do Ministério da Saúde