Plano de reestruturação deve ser entregue este ano

Na próxima semana, plano para as distribuidoras deve ser entregue ao ministro Lobão

Fonte: Fisenge

O plano de reestruturação organizacional e societária da Eletrobras deve ser entregue até o fim do ano. A informação foi dada pelo presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, nesta quinta-feira, 12 de setembro. O plano, feito pela consultoria Roland Berger, está previsto para ser implantado em maio do ano que vem, foi uma das medidas da empresa tomadas para se adequar aos impactos da lei 12.783.

Quanto ao plano elaborado pelo banco Santander para as seis distribuidoras do grupo, o presidente anunciou que ele será apresentado ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, na próxima semana. Na última semana, em evento no Rio de Janeiro, ele havia dito que o plano seria apresentado essa semana. O plano vai apresentar propostas de venda total das concessionárias ou de venda de parte do controle acionário. Segundo o executivo, existe o interesse de vários players nas distribuidoras.

Nesta quinta-feira, a Eletrobras assina o contrato de gestão compartilhada da CEA (AP) e da CERR (RR). O contrato será similar ao da Celg (GO), que se encontra em fase de fechamento da negociação. Haverá a opção de compra caso as empresas estiverem saudáveis e ajustadas economicamente. “Acredito que até 2015 elas atinjam esses níveis”, observou Carvalho Neto. A Eletrobras vai indicar dois diretores em cada empresa, sem custos. Ainda segundo Carvalho Neto, essa operação de federalização tem possibilitado que a empresa receba valores que essas empresas devem ao grupo. Os estados receberam empréstimos destinados a cobrir esses passivos.

“Um valor que a Eletrobras talvez não receberia, ela vai passar a receber, só da CEA serão R$ 700 milhões e da CERR, em torno de R$ 60 milhões”, disse o executivo, que participou da abertura do Energy Summit, no Rio de Janeiro.

Fonte: Pedro Aurélio Teixeira, da Agência Canal Energia, do Rio de Janeiro, Negócios e Empresas