Soberania em Debate
Por que os ricos pagam menos imposto que os trabalhadores?
Quinta-feira, 02 outubro – 16h00
É a primeira vez na história do Brasil que um governo fala em taxação dos mais ricos com seriedade, inclusive como medida institucional com a proposta da mudança na tabela de IR para beneficiar integralmente quem ganha até 5 mil reais e parcialmente quem ganha até 7mil. E, segundo pesquisas recentes, 85% da população apoiam a taxação dos mais ricos.
“O sistema tributário brasileiro é um dos mais regressivos do mundo. Historicamente – desde a Constituição Federal de 1881 e passando pelas outras quatro até chegar à Constituição Federal de 1988 – o sistema se manteve ancorado em uma estrutura repleta de distorções, ineficiências e injustiças sociais”. A afirmação é da doutora em Desenvolvimento Econômico, Juliane Furno, a convidada da semana no Soberania em Debate.
Não percam!
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.
Debatedora
Juliane Furno – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Ciências Econômicas na Anhanguera. É mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi gestora de políticas sociais de trabalho e renda na Prefeitura Municipal de São Paulo; professora na Escola de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e assessora econômica parlamentar na Câmara Federal. Foi economista-chefe do Instituto para a Reforma das Relações Estado e Empresa (IREE). Atuou como assessora especial da Presidência do BNDES. Foi professora adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Entrevistadora
Beth Costa – Jornalista
Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919
Arte e gestão de redes – Ana Terra
Produtor audiovisual – Felipe Varanda
Redação – Rodrigo Mariano