Por que somos contra a Privatização?

The request cannot be completed because you have exceeded your quota.
Um empresa de energia não é apenas uma “fábrica de quilowatts”. Ela tem muitas outras funções importantes para o país. Uma delas é ser um motor de desenvolvimento e de Soberania Nacional. A empresa pública investe em pesquisas de energias renováveis, por exemplo. Essa é uma posição estratégica para o avanço do Brasil. Outro ponto, é garantir que famílias que vivem em lugares mais isolados tenham acesso a energia, mesmo que não seja lucrativo. Com a privatização, as empresas privadas passam a ter controle da água dos reservatórios das hidrelétricas. A água é um bem público e de uso básico para a sobrevivência.

Empresas privadas não farão isso! Porque têm interesse apenas no lucro.

Como funciona em outros países?

The request cannot be completed because you have exceeded your quota.
Em países como Estados Unidos, China e  Canadá, o governo é o dono do negócio. 
O Canadá tem matriz energética baseada principalmente em hidrelétricas, assim como o Brasil. Lá, o setor é dominado por companhias públicas, de cada província. É o exemplo de Columbia, Québec, Britânica, Manitoba e Nova Brunswick. Em Ontário, a venda de 30% das ações da distribuidora de energia elétrica foi recebida com indignação pela população.
Nos Estados Unidos, a hidrelétrica Grand Coulee fica no Rio Columbia, no estado de Washington (USA). Ela funciona desde 1941 e é a 5ª maior usina do mundo.   É operada pelo US Corps of Engineers, um órgão do governo federal. Apesar da energia hidrelétrica ser o principal objetivo da represa, o desejo público de irrigação foi a força motriz por trás da sua construção.

73% da usinas hidrelétricas americanas são do Estado, sendo 21% do exército.

EUA, China e Canadá  mantêm forte presença estatal nas hidrelétricas.

The request cannot be completed because you have exceeded your quota.

 Nesses países, o setor elétrico é considerado como estratégico! Então, por que privatizar o setor no Brasil? Aqui não é estratégico?

A manutenção da energia hidrelétrica nas mãos dos governos é parte da estratégia de desenvolvimento de países como Estados Unidos, China e Canadá . Essa política, em geral, é baseada no conceito de segurança energética. Ou seja, a garantia da disponibilidade ininterrupta de fontes de energia a um preço acessível para garantir o desenvolvimento econômico, industrial e social dos países.
Nesses países os governos, por serem soberanos, possuem o controle total da produção da energia necessária para o seu desenvolvimento.
Segundo a Agência Internacional de Energia, juntos, China, Canadá, Brasil e Estados Unidos são responsáveis por 52,8% da energia hidrelétrica produzida. Nesses países os governos possuem o controle do negócio.
Atualmente, o governo federal detém 63% do capital total da Eletrobras, sendo 51% da União e outros 12% do BNDESPar, o braço de investimentos do BNDES.
Entre os candidatos a abocanhar a Eletrobras, não existe nenhuma empresa brasileira. São fundos estrangeiros, companhias energéticas europeias e estatais chinesas.

Defender a Eletrobras é defender um Brasil Soberano!

Assista: ‘Privatizações: a Distopia do Capital’, dirigido por Silvio Tendler, realizado pelo SENGE Rio e pela Fisenge.

The request cannot be completed because you have exceeded your quota.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo