Rádio Comunidade Friburgo FM entrevista presidente do Senge RJ, nesta sexta-feira (10), às 10h

Olímpio Alves dos Santos estará no Programa Momento Cidade, transmitido pelo Facebook. A pauta é Soberania e Desenvolvimento Nacional. Confira o link e acompanhe em tempo real.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Olímpio Alves dos Santos, será entrevistado nesta sexta-feira (10), às 10h, no Programa Momento Cidade, da Rádio Comunidade Friburgo FM. Soberania e Desenvolvimento Nacional é a pauta da conversa, apresentada por Manoel Espedito Silva, professor de História, e por Cláudio Damião, ex-vereador em Nova Friburgo.

< O programa será transmitido ao vivo pelo link https://www.facebook.com/radiocomunidadefriburgofm?mibextid=ZbWKwL  e reprisado no domingo, às 12h. >

Segundo Cláudio Damião, a entrevista se insere entre as ações do “Movimento 200 Anos Pra Quem?”, que há três anos, durante as comemorações dos 200 anos da cidade, lançou um debate político sobre a perspectiva excludente das celebrações do aniversário. “Percebemos um discurso voltado basicamente para os colonos suíços, de embranquecimento da região, que nega a história dos negros escravizados que construíram o município, além de uma série de outros problemas de caráter educacional, cultural e de infraestrutura. Diante do distanciamento da gestão municipal em relação ao interesse popular, fizemos um movimento perguntando: 200 anos para quem? Quem estava celebrando e quem eram os excluídos?” O movimento continua, suscitando ações políticas e debates.

O presidente do Senge RJ vai abordar, no programa, prioridades e estratégias relevantes para retomar no Brasil e no estado do Rio de Janeiro um projeto de desenvolvimento nacional, com soberania e justiça social.

Olímpio Alves dos Santos é engenheiro eletricista, com especialização em Sistemas de Potência, pela Universidade Universidade Federal Fluminense; especialização em Economia Energética pela Fundação Getúlio Vargas; em Supervisão de Sistema Elétrico em Tempo Real e em Gerência de Sistema de Distribuição, pela Universidade de São Paulo (USP); em Confiabilidade de Sistemas Elétricos, pela Universidade Federal de Itajubá. É mestre em Ciências e Sistemas Computacionais na Área de Redes Neurais pelo
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ).

O dirigente trabalhou no Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE), antecessor na Agência Nacional de Energia Elétrica, nas Centrais Elétricas Fluminense (Celf), na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (CERJ). Atuou também no Comitê de Distribuição, onde desenvolveu diversos trabalhos na área de desempenho de sistemas, de controle de tensão e de gerência de sistemas de distribuição. Atualmente exerce o cargo de presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro.