Pré-conferência discute problemas da Zona Oeste

Encontro realizado neste sábado (17) teve participação do diretor do SENGE-RJ

O diretor do SENGE-RJ Marco Antonio Barbosa participou, no último sábado (17), da I Pré-conferência de Meio Ambiente, realizada em Campo Grande. Serão mais três pré-conferências até a Conferência Estadual, marcada para março de 2016 e organizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMAC), pela Prefeitura, pela FAM-Rio e pela ONG Defensores do Planeta, que também foi anfitriã do evento, organização da Zona Oeste que tem cadeira na ONU.

“A Zona Oeste é carente deste tipo de discussão. Eventos como esse são muito importantes”, afirma o diretor do SENGE-RJ.

Foram cerca de 80 presentes, a maioria moradores da Zona Oeste. O grupo foi divido em cinco grupos menores, para discutir um dos temas principais da Conferência: ar, água, florestas, unidades de conservação e mudanças climáticas. Marco Antonio Barbosa ficou responsável pelo grupo que discutiu a questão da água na região, levantando problemas e propondo soluções.

Uma das principais reclamações era em relação a falta de esgoto tratado. Os moradores afirmam que recebem a conta todo mês, mas que não recebem o serviço. Além disso, eles também denunciaram que a empresa Foz Águas 5, concessionária contratada pela CEDAE para realizar investimentos, “nunca conserta nem um cano”. Segundo eles, o gestão municipal é omissa.

A Zona Oeste, conhecida pelas belezas naturais, também vê as áreas verdes serem destruídas pela falta de conservação. O mais famoso deles é o Parque Municipal do Mendanha, que tem cachoeiras e trilhas.