Presidente da Asec ganha prêmio do Cepel, mas é excluída da premiação

Heloisa Furtado, presidente da Associação dos Empregados do Cepel e uma das criadoras de projeto vencedor em Eficiência de Ativos da Geração, foi demitida pela direção do centro de pesquisa, que estaria tentando enfraquecer a entidade de trabalhadores.

No dia 21 de junho de 2023, aconteceu, na sede da Eletrobras, a festa de entrega do Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. Mas o projeto “Avaliação de Integridade de Turbinas de Geração Termelétrica a partir da monitoração e modelagem matemática”, ganhador do primeiro lugar na Categoria Eficiência de Ativos da Geração, não foi entregue a uma das suas criadoras. Heloisa Furtado, criadora e gerente do projeto por anos, ex-pesquisadora do Cepel, não foi convidada à premiação por ter sido demitida pela atual diretoria colegiada do Centro de Pesquisa. Heloisa é presidente da Associação de Funcionários do Cepel (Asec) e, segundo o Informe Linha Viva (ed. nº78), editado pelos sindicatos que representam os trabalhadores da Eletrobras, a demissão dela e também a de Eduardo Allan da Silva, diretor administrativo da Asec, podem fazem parte de uma tentativa de desmonte da entidade.

“AEEL, Sintergia, Sinaerj, Senge RJ, Sindecon parabenizam Heloisa Furtado, bem como os demais envolvidos no projeto premiado que só eleva e ratifica a importância do Cepel e do seu corpo técnico para o Setor Elétrico e para a desenvolvimento do país. Fica o questionamento: Devemos considerar a hipótese de uma tentativa de desmonte da ASEC?”, questiona o texto.

Confira abaixo o boletim na íntegra ou clique aqui para baixá-lo: