Presidente do SENGE-RJ participa de debate

Encontro discutiu impactos da Lava-Jato com sindicatos, empresários e políticos

O presidente do SENGE-RJ, Olímpio Alves dos Santos, participou de um debate na Firjan na última sexta-feira (30). O encontro foi iniciativa da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e reuniu representantes de trabalhadores, de empresas e do governo para discutir os impactos da Operação Lava-Jato.

O presidente do SENGE-RJ destacou que as investigações são importantes, mas que o centro da questão são os riscos “avassaladores para a economia brasileira e para os empregos de funcionários altamente qualificados”.

Ainda segundo Olímpio, a Operação Lava-Jato está sendo tratada pela mídia como a solução dos problemas de corrupção quando, na verdade, no momento ela é mais um jogo político e econômico.

João Antônio de Moraes, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), classificou os trabalhadores como o “elo mais frágil dessa jogada”.

Segundo o deputado Vicente Cândido, presidente da comissão, o objetivo é aperfeiçoar a legislação para punir pessoas e assegurar que as empresas continuem a trabalhar. “O maior bem que está em jogo são os empregos dos trabalhadores e as empresas. O que vai nos ajudar a superar essa crise é que todas as nossas instituições estão funcionando. Essa é a garantia de que vamos separar a pauta dos desvios e punições da pauta positiva que precisa andar”, ressaltou.

Também participaram do evento o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, e representantes da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, do Clube de Engenharia, da CUT, da Secretaria Municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego da Cidade do Rio de Janeiro.