Primeira rodada de negociação do ACT 2023-2024 se encerra com avanços e críticas à proposta econômica da empresa

No último dia 05 de outubro encerramos a primeira rodada de negociação do ACT 2023-2024, após 4 reuniões, que se iniciou em 06 de julho. Durante este processo, foi possível debater todas as cláusulas da pauta de reivindicações, com avanços em algumas cláusulas sociais e com críticas à proposta econômica tardia trazida pela empresa.

Negociação Coletiva: Senge-RJ x Empresa De Pesquisa Energetica

Vigência: 2023/2024

Data da ocorrência: 06/10/2023

Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação

INFORMES DAS NEGOCIAÇÕES DO ACT 2023-2024

Alguns pequenos avanços informados quanto às cláusulas sociais na reunião de ontem:

Cláusula do PCS: a empresa informou que já elaborou o TR para a contratação de um estudo para o PCS e que está em fase de tomada de preço;

Cláusula de Teletrabalho: nas reuniões anteriores não foi discutida devido a gestão estar interina; no entanto, os Sindicatos e a comissão de negociação solicitaram que o tema voltasse para a apreciação do novo Presidente. Hoje, a empresa atualizou que encaminhou a pesquisa da AEPE sobre o Teletrabalho para o novo Presidente e que esta cláusula está sendo revisitada.

Nas reuniões anteriores:

Cláusula de Fiscais de Contrato: a empresa informou que o “Seguro de Responsabilidade Civil” para Administradores, Membros do Conselho e da Diretoria Executiva da EPE”, contratado recentemente, contempla os fiscais de contrato. Dada a relevancia e por ser um pleito antigo, solicitamos sua ampla divulgação;

Cláusula de Licença Acompanhamento: conseguimos avançar na negociação para 4 dias ou 8 turnos. (hoje são 2 dias e 4 turnos)

Cláusula de Licença Nojo: conseguimos avançar na negociação para 5 dias úteis. (hoje são 3 dias consecutivos)

Além disso, a comissão da empresa concordou com nossa argumentação em algumas cláusulas que haviam sido negadas e levará essa argumentação nova para a Diretoria Executiva. E está avaliando a inclusão de cláusulas que historicamente constavam de nosso ACT, mas que foram retiradas durante as duras negociações dos últimos anos.

Sobre as cláusulas econômicas, depois de uma longa discussão, a empresa relatou que a SEST apresentou proposta econômica de aumento linear de 3,07% no salário e nos benefícios para analistas, assistentes e comissionados, retroativo a maio/2023, com vigência do acordo até abril de 2024. A tal proposta econômica foi REJEITADA em mesa e solicitamos que esta negativa fosse encaminhada à SEST, enquanto continuamos a negociação das demais cláusulas não-econômicas.

Por fim, os Sindicatos e a Comissão dos Empregados discutiram toda a pauta de ACT com a empresa e estamos aguardando a Comissão da Empresa formalizar a proposta final para que seja apreciada em assembleia dos empregados da EPE.

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento(a) a novas informações!

Nossos contatos são:

Email: [email protected]

Telefones:
(21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil