Programa de tutoria reúne sindicalistas brasileiras e argentinas

Aconteceu, entre os dias 28 e 29/9, no Rio de Janeiro, o workshop de acompanhamento do Programa de Tutoria para Mulheres em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O evento é voltado para mulheres que compõem entidades sindicais da Argentina e do Brasil.

Aconteceu, entre os dias 28 e 29/9, no Rio de Janeiro, o workshop de acompanhamento do Programa de Tutoria para Mulheres em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O evento é voltado para mulheres que compõem entidades sindicais da Argentina e do Brasil. O Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) participou do programa com as representações da diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía; da vice-presidente da Fisenge, Elaine Santana; da presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE), Marina Bezerra; e da secretária regional do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (Seagro-SC), Lilian Santos. Também fazem parte do programa as engenheiras, Neide Aparecida dos Santos que é vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) e a diretora do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba, Marília Cavalcante.

De acordo com Simone Baía, o programa de tutoria tem uma dinâmica de duplas, ou seja, uma sindicalista mais experiente atua como mentora de uma sindicalista mais jovem. “O trabalho desenvolve atividades mentoras sindicais e ocorre o compartilhamento de experiências, apoiando ações que visem ao aumento da participação das mulheres, fornecendo apoio , orientação sobre eventos, oportunidades e informações sobre as rotinas e os procedimentos sindicais e feministas. É fundamental esse processo compartilhado entre gerações para que possamos formular ações futuras e possíveis soluções dos problemas das mulheres no mundo do trabalho, em cláusulas de acordos e convenções coletivas”, explicou.

A vice-presidente da Fisenge, Elaine Santana destacou que o encontro tem o objetivo de contribuir com a formação de mulheres que são lideranças em suas áreas. “A partir desse programa de tutoria, nós, que somos engenheiras e sindicalistas, compartilhamos e aprendemos ferramentas para disseminar para mais mulheres. É um processo de formação e também de articulação sindical entre a América Latina”, explicou Elaine.

Participaram do programa as seguintes entidades, além da Fisenge: Foeesitra; Federación de Obreros, Especialistas y empleados de los Servicios e Industria de las Telecomunicaciones de la República Argentina; Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas e Telefonistas (SINTETEL); Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (FENATTEL). Pela UNI, estão Verónica Fernández Mendez da Global Uni e a Andrea García da Uni Américas.

 


 

Fonte e foto: Fisenge

Pular para o conteúdo