Reconstrução do Brasil e organização sindical serão os temas do 13º Consenge

A edição deste ano do Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Como etapa prévia, o Senge RJ fará seu congresso estadual nos dias 13, 15 e 20 de junho..

Fonte: Fisenge*

A Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realiza entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro o 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), no Rio de Janeiro. O tema central desta edição do congresso é “Reconstruir o Brasil com soberania popular, engenharia e o movimento sindical”, e debaterá dois eixos temáticos: “A reconstrução do Brasil” e “Organização sindical”, cujos subtemas são: “Uma política econômica e social para a reconstrução do Brasil e a superação de desigualdades”; “Políticas públicas estratégicas: cidade, soberania ambiental e alimentar”; “Uma nova política sindical”; e “A engenharia brasileira e suas relações institucionais”.

Os sindicatos associados à Fisenge estão preparando congressos estaduais, ação prévia ao Consenge. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) já marcou sua etapa estadual, com as teses que serão levadas ao encontro nacional, para os próximos dias 13, 15 e 20 de junho, na sede do sindicato.

De acordo com o presidente da Fisenge, engenheiro Roberto Freire, o congresso é um espaço de debates e formulação sobre as principais pautas da engenharia e de intervenção no debate nacional. “O Brasil vive um momento de reconstrução de parâmetros mínimos de democracia, após os últimos quatro anos do governo anterior. A engenharia tem papel fundamental nessa reconstrução rumo ao desenvolvimento social e econômico e à soberania nacional. Precisamos pactuar uma agenda de geração de emprego e renda; de investimentos públicos nas áreas de infraestrutura e de produção de alimentos seguros; de defesa das nossas empresas públicas; de estímulo à ciência tecnologia e pesquisa; de valorização profissional e do fortalecimento do movimento sindical”, explicou Freire.

O 13º Consenge – que conta com o patrocínio da Mútua – busca estreitar os laços com os movimentos sociais, o sindicalismo brasileiro, o Poder Público, as organizações de engenharia e as entidades nacionais e internacionais, e definir um plano de lutas centrado na afirmação de direitos e da soberania nacional e na defesa dos(das) engenheiros(as), bem como reafirmar a consolidação da Fisenge e ampliar sua base de atuação. Estima-se um público de cerca de 100 pessoas para o Congresso, que terá formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão ao vivo.

O debate do Congresso é guiado por teses escritas por autores e intelectuais convidados. Para este ano, os(as) autores(as) são: o economista Ladislau Dowbor; a Secretária Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, arquiteta Tainá de Paula; o sociólogo e ex-diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz; o ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Marcos Túlio; o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro.

Durante a programação, será realizada a solenidade de comemoração dos 30 anos da Fisenge, que também contará com ações de memória institucional por meio de vídeo, revista e podcast. São três décadas de atuação da Fisenge em defesa da engenharia nacional, por meio de articulações no Congresso Nacional, de campanhas de valorização profissional e de uma atuação firme nas negociações coletivas e nas ações em defesa da democracia.

Com 12 sindicatos filiados, a Fisenge promove ações visando a consolidação de políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico, a valorização da engenharia brasileira, a defesa da soberania nacional e a construção de uma sociedade justa e igualitária.

31 de agosto

14h às 18h: credenciamento
18h30 às 19h30 – solenidade 30 anos Fisenge
20h – Palestra magna “Reconstruir o Brasil com soberania popular, engenharia e o movimento sindical”
21h30 – jantar no hotel
1 de setembro

8h às 12h – Credenciamento
08h – Plenária inicial: aprovação do Regimento Interno
09h – Reforma do Estatuto
10h30 – Palestra e debate do Tema I “A reconstrução do Brasil” com Ladislau Dowbor (professor titular de pós-graduação da PUC-SP; consultor de diversas agências da ONU), Tainá de Paula (arquiteta, vereadora e secretária Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro) e Gilmar Mauro (membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
12h – Registro de Chapas
12h30 – Almoço
14h às 16h – Palestra e debate do Tema II “Organização sindical” com Marcos Túlio (engenheiro civil e ex-presidente do Confea entre 2006/2011) e Clemente Ganz (sociólogo, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, consultor. Foi diretor técnico do DIEESE, coordenador do GT Trabalho da Equipe de Transição do Governo Lula/Alckmin, membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, do Conselho de Altos Estudos do TCU – Tribunal de Contas da União, do Conselho de Administração do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e do Conselho de Administração da Oxfam Brasil).
16h – Pausa para café
16h30 às 18h30 – Trabalho em grupo temas I e II
18h30 – Encerramento
2 de setembro

09h às 12h30 – Plenária Final com discussão e deliberação das propostas, recomendações e moções contidas no relatório dos grupos de trabalho.
12h30 – Almoço
14h – Apresentação das chapas