Rodada de negociação do Setor Elétrico é adiada

Trabalhadores da Eletronuclear e da Eletrobras aderiram à paralisação de ontem (23/5)

A segunda rodada de negociação dos trabalhadores do Setor Elétrico com a Eletrobras foi novamente adiada, e deve acontecer apenas no dia 8/6. Diante deste cenário, os engenheiros da Eletronuclear e da Eletrobras do Rio de Janeiro decidiram paralisar suas atividades por 24h no dia 23/5, conforme a indicação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). As assembleias foram realizadas na manhã da segunda-feira em todas as empresas da holding.

Os trabalhadores da CEPEL e de Furnas optaram por não aderir à paralisação. Ainda assim, segundo o diretor do SENGE-RJ Agamenon Oliveira, a avaliação geral foi de que é preciso cobrar a empresa de forma mais contundente, e as bases devem acompanhar o resto do calendário do CNE.

Até agora, a direção da empresa ainda não apresentou uma contraproposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017. A Eletrobras alega que o empasse está relacionado com o cenário político do Brasil. Até a negociação da Participação dos Lucros e Resultados da Empresa (PLR) de 2015 segue parada, embora ela não dependa do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) para acontecer.