Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos visita comunidades do Rio

Guilherme Simões, do Ministério das Cidades, prepara a Caravana da Periferia, que vai mapear as demandas de cinco capitais. O diretor do Senge RJ, Pedro Monforte, acompanhou a visita na Rocinha.

O secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões (na foto abaixo, à dir.), visitou várias comunidades do Rio de Janeiro no último final de semana, acompanhado de entidades dos movimentos sociais. A iniciativa faz parte da preparação para a Caravana das Periferias, projeto que vai percorrer capitais brasileiras identificando e mobilizando agentes e iniciativas para construir políticas públicas alinhadas com as necessidades das populações desses territórios.

“Acredito que esse processo, esse espaço de discussão e construção conjunta, foi uma conquista importantíssima dos movimentos sociais”, afirma Pedro Enrique Monforte (na foto, à esq.), diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) e da Federação das Associações de Favelas (Faferj), integrante também das Brigadas Populares. Ele participou da atividade de Guilherme Simões na Rocinha, no sábado (1º), quando o secretário esteve também no Morro da Providência e no Parque Vila Nova, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No domingo, o representante do Ministério das Cidades visitou a Maré, o Complexo do Alemão, Cascadura e o Chapéu-Mangueira.

Entre as ações da pasta programadas para as periferias, Pedro destaca um novo projeto de urbanização de favelas e a retomada, com aperfeiçoamentos, do Minha Casa, Minha Vida – faixa 1 (subsídio de até 95% do valor do imóvel para famílias com renda mensal até R$ 2.640 em áreas urbanas, e renda anual até R$ 31.680, em áreas rurais).

“Agora cabe a nós, como integrantes dos movimentos, dinamizar esse processo de diálogo permanente com o governo federal e outros organismos, para garantir que a execução das políticas responda efetivamente às demandas dos territórios”, ressalta o dirigente sindical. “A parceria com entidades como o Senge RJ também é fundamental para fazer o acompanhamento técnico de políticas públicas, contribuindo para sua adequação às necessidades das populações.”

De acordo com informações do site do Ministério das Cidades, a Caravana das Periferias deve ser lançada oficialmente no próximo dia 15 de abril, em Belém (PA). Inicialmente, vai cobrir cinco capitais, onde serão mapeadas as demandas das comunidades.

Militante do Movimento dosTrabalhadores Sem Teto (MTST) desde 2005, Guilherme Simões é do do Grajaú (SP), professor de Sociologia e mestre em Serviço Social. Tomou posse este ano na Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, uma novidade no Ministério das Cidades, recriado pelo governo Lula. Em entrevista à Agência Brasil, logo que assumiu, Guilherme declarou que a nova secretaria vai tratar da urbanização de favelas e da prevenção de riscos, como enchentes e deslizamentos de terra.