Segunda live da série Quintas Agroecológicas acontece hoje 17/08, às 20h

Em modelo aberto, pelo Zoom, e transmissão via YouTube, entrevistados e sociedade civil debatem temas do XII CBA, que acontecerá de 20 a 23 de novembro, na Fundição Progresso, Lapa, centro do Rio.

Acontece hoje, quinta-feira, 17/08, às 20h, a segunda live da série Quintas Agroecológicas. Promovidos pelo Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge RJ), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), os debates são abertos à participação de todas e todos na sala do Zoom, para trocas diretas com os expositores. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do Senge RJ.

No encontro de hoje, Jorge Antônio Cacá, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge-RJ) e coordenador do Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ) e Roberto Mattar, eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e coordenador do Fórum Estadual de Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ) recebem os debatedores Rogério Dias, Claudemar Mattos e Irene Maria Cardoso.

Rogério Dias é presidente do Instituto Brasil Orgânico e foi responsável pela área de agroecologia e produção orgânica no Ministério da Agricultura por duas décadas; Claudemar Mattos atua na Agenda de Saúde e Agroecologia da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e é membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). Irene Maria Cardoso é membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Docente aposentada da Universidade Federal de Viçosa, atuou com extensão universitária junto a agricultores e técnicos.

Para participar pelo Zoom, basta utilizar este link a partir das 20h. A senha de acesso é 689899. Também será possível acompanhar o encontro pelo YouTube do Senge-RJ.

O Congresso Brasileiro de Agroecologia
As lives são parte das atividades preparatórias para um grande reencontro: depois de três anos de hiato em função do distanciamento social imposto pela pandemia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia volta, no próximo mês de novembro, a promover a troca de experiências e saberes entre agricultoras/es familiares, pesquisadoras/es, comunidades tradicionais e movimentos sociais de diferentes países e estados brasileiros. Entre os eixos temáticos do congresso estão o manejo de agrossistemas, políticas públicas e Agroecologia, sistemas agroalimentares e economia solidária, crise ecológica e mudanças climáticas, agriculturas urbanas, educação, saúde, campesinato e soberania alimentar, entre outros.

Para mais informações sobre inscrições e programação, visite o site http://cba.aba-agroecologia.org.br.