Semana de Combate às Desigualdades acontece em Brasília

Para participar - presencial ou remotamente - é preciso fazer inscrição gratuita; Acesse o formulário e participe!

O Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades realiza, entre os dias 27 e 28 de agosto de 2025, em Brasília, a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, um espaço de articulação e reflexão sobre os desafios estruturais que perpetuam as desigualdades no Brasil.

Ao longo desses dias, especialistas, organizações da sociedade civil, gestores públicos e parlamentares estarão reunidos para discutir os dados mais recentes acerca das múltiplas dimensões das desigualdades sociais no país. Os debates terão como base o Relatório 2025 do Observatório Brasileiro das Desigualdades, que será oficialmente lançado no dia 28 de agosto, às 9h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A publicação reúne 43 indicadores,  relacionados transversalmente a raça/cor, gênero, renda e território, oferecendo um panorama aprofundado das condições de vida da população brasileira. O objetivo é subsidiar a formulação de políticas públicas eficazes e promover ações orientadas pela justiça social e pela equidade.

Semana de Combate às Desigualdades: Programação Completa

Nosso evento em Brasília terá transmissão online. Confira a agenda imperdível:

Quarta-feira (27/08)

– Apresentação do Relatório 2025 do Observatório Brasileiro das Desigualdades (DIEESE), seguida de debate sobre representação política, segurança pública e política tributária.

– O Instituto Cidades Sustentáveis apresenta o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e o ODS 18.

– Lançamentos: a pesquisa “Regime de Ameaça” (Instituto Marielle Franco) e a segunda edição do “Monitor da Violência Política de Gênero e Raça” (Instituto Alziras).

Quinta-feira (28/08)

– Lançamento Anual do Relatório 2025 do Observatório Brasileiro das Desigualdades.

– Debate sobre o relatório e apresentação da pesquisa “Viver nas Cidades: Desigualdades”, do Instituto Cidades Sustentáveis e Ipsos-Ipec.

Sua participação é fundamental para um país mais justo.
Inscreva-se gratuitamente: https://forms.gle/4qnczJQc5at1x7E88

 

Ir para o conteúdo