Seminário do CNE vai até esta quinta-feira (21)

O objetivo do seminário é planejar a Campanha Nacional dos Eletricitários para 2013

Começou nesta terça-feira (19) o Seminário de Planejamento da Campanha Nacional dos Eletricitários, com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). O objetivo do encontro é planejar a campanha salarial para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014. As reuniões começam às 9h e vão até esta quinta-feira (21).

As reuniões estão sendo realizadas no auditório da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a partir das 9 horas. A FNU fica na Rua Visconde de Inhaúma, 134, 7º andar, no Centro do Rio.

Discussão política

O diretor do Senge-RJ Miguel Sampaio afirma que, este ano, a discussão não será apenas salarial, mas também, política, envolvendo inclusive a preocupação das entidade com o destino do setor elétrico.

“Com a lei 12.783 e a aplicação da nova estrutura organizacional em implantação nas empresas do grupo Eletrobrás, o setor elétrico passará por mudanças importantes que afetarão os trabalhadores da ativa e aposentados”, conta Miguel.

Para o diretor, a qualidade da energia elétrica fornecida está comprometida e isso se deve ao modelo de regulação do setor elétrico. Miguel explica que o modelo do setor elétrico é extremamente confuso e ainda permite a especulação de mercado com a energia que é necessária ao desenvolvimento do pais. O Senge defende modelo de empresa estatal e pública com controle da sociedade.

“Isso é desleal. Os trabalhadores não poderão pagar pelos desmandos e pelo desastre da administração do setor, sob o comando da nossa presidenta. É isso que queremos discutir com as empresas este ano”, defende Miguel.