Senge critica composição atual da CPI dos ônibus

O Sindicato defende que ela seja composta por vereadores que defenderam sua criação

A diretoria colegiada do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) defende que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos ônibus seja composta apenas por parlamentares que assinaram o requerimento para sua criação. A CPI dos ônibus foi proposta pelo vereador Eliomar Coelho (PSol), que participou de uma reunião com diretores do Senge-RJ na noite desta segunda-feira (19/8).

O objetivo do vereador Eliomar Coelho é apurar indícios de irregularidade nos contratos realizados entre a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e as empresas de Ônibus. Atendendo, inclusive, ao apelo da população que tem realizado uma série de manifestações contra os altos custos e a precariedade do transporte público na cidade.

A diretoria do Sindicato dos Engenheiros defende que a comissão seja reformulada de forma a contemplar vereadores que estejam comprometidos com uma apuração séria e consequente das questões relacionas ao transporte na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, dos cinco parlamentares que compõe a comissão, apenas o vereador Eliomar Coelho (PSol) defendeu a instauração da CPI. Os vereadores Chiquinho Brazão (PMDB), Professor Uóston (PMDB), Jorginho da SOS (PMDB) e Renato Moura (PTC) não assinaram o requerimento para criação da comissão. Chama atenção o fato de que todos compõem a bancada do governo.

Durante a reunião com o vereador Eliomar Coelho, o Senge-RJ declarou seu apoio político e técnico para que a CPI dos ônibus seja conduzida de forma coerente e que tenha compromisso com a apuração dos fatos. Os sindicalistas reafirmaram a importância do trabalho conjunto com outras entidades de engenharia, movimentos sociais e academia para que a CPI resulte na melhora efetiva do transporte do Rio tanto em qualidade quanto em custo.

A 2ª sessão da CPI está marcada para ocorrer no dia 22 /8, às 10h, na Câmara Municipal. A promessa do presidente da casa, vereador Jorge Felipe, é de que dessa vez a reunião ocorra no plenário e que será permitida a entrada da população.

O Sindicato ressalta a importância da pressão popular durante a CPI e convoca a população para uma mobilização dentro e fora da câmara às 10h, no dia 22/8.