Senge RJ integra comissão organizadora da Vª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima da Cidade do Rio de Janeiro

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro foi eleito para o grupo de entidades representantes da sociedade civil na comissão organizadora da Vª CMMA

Com a participação ativa do Senge RJ, avança a organização da Vª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima da cidade do Rio de Janeiro. Convocada pelo prefeito Eduardo Paes no início do último mês, a conferência terá o mesmo tema da etapa nacional: “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”.

O objetivo da conferência municipal é sistematizar as contribuições da cidade do Rio para a promoção do debate sobre a emergência climática, que irá subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima no Brasil.

Além do Senge RJ, comporão a comissão organizadora da Vª CMMA do Rio de Janeiro, representando a sociedade civil, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, a Federação de Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro – FAMRio e a Central Única dos Trabalhadores CUT. As suplentes são a Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, Associação dos Pescadores Artesanais do Canal de São Francisco, Associação Civil Alternativa Terrazul e o Centro de Apoio ao Movimento Popular da Zona Oeste. A comissão também terá membros representando comunidades tradicionais e povos indígenas, o setor público e o setor privado.

A conferência será dividida em cinco eixos temáticos, que vão abordar mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.

Sujeito a alterações, o calendário atual da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Mudança do Clima prevê a realização das conferências municipais e intermunicipais entre os meses de junho e dezembro. As conferências estaduais deverão acontecer entre janeiro e março do próximo ano. A conferência Nacional, em Brasília, acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio.

O Senge RJ será representado pelo diretor Jorge Antônio Cacá. As entidades que compõem a comissão organizadora da etapa municipal se reunirão pela primeira vez para tratar do evento no próximo dia 12/07.

Foto: Tania Rego/Agência Brasil