SENGE-MG faz cartilha sobre eficiência energética

Material visa apontar práticas para estimular o uso consciente da energia elétrica

Fonte: SENGE-MG

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) lança, neste mês de setembro de 2015, a sua nova cartilha: Eficiência Energética. O material tem como objetivo apresentar, de forma clara e objetiva, o conceito de eficiência energética, além de apontar as melhores práticas para estimular o uso consciente da energia elétrica. “Eficiência energética, também conhecida como gestão eficiente da energia, de forma objetiva pode ser entendida como o ato de realizar mais com menor quantidade de energia, utilizar a energia de forma adequada às necessidades e evitar desperdícios”, explica um dos autores da cartilha, o engenheiro Mauro César Maggioti Costa.

Para o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, “a cartilha tem como finalidade compilar e sistematizar informações sobre a eficiência energética já existentes de forma dispersa buscando, dessa forma, oferecer a todos noções básicas das boas práticas e novas técnicas – além das possibilidades previstas na legislação em vigor – para que possam utilizar de forma mais adequada esse insumo que é absolutamente imprescindível à vida moderna”. “A economia de energia apresenta seu lado mais visível na redução das faturas, mas essa mesma economia, se considerada em escala, significa um grande passo rumo à conservação dos recursos naturais do planeta”, completa o presidente do Sindicato de Engenheiros.

A cartilha será distribuída gratuitamente e pode ser reiterada na sede do Senge-MG a partir de 25/9. A versão digital da cartilha já está disponível e pode ser acessada no site do Sindicato.

Veja, aqui, a Cartilha Eficiência Energética.