SENGE Rio inicia aulas do curso ENERGIA, RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO

Aulas são ministradas por Flavia Braga, Monica Bruckmann, Guilherme Estrella, José Antônio Feijó, Antonio Gerson e Victor Marchesini.

O SENGE Rio iniciou, na última quinta-feira (13), o curso ENERGIA, RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO. A atividade procura oferecer um panorama da conjuntura e dos debates contemporâneos sobre o uso e exploração dos recursos naturais e energéticos ligados às perspectivas de desenvolvimento econômico e social do país, por meio de uma linguagem leve e acessível. Com foco nos setores de energia elétrica, petróleo e gás, trará também uma visão geopolítica da exploração de outros recursos naturais estratégicos. A fim de oferecer ferramentas para entrar neste cenário, abrirá com a apresentação de noções básicas sobre o desenvolvimento no mundo moderno e como isto afeta a relação entre o homem e a natureza até os dias de hoje. Para além de abordar aspectos técnicos, o objetivo do curso é despertar nos participantes a curiosidade sobre a conexão entre as dimensões política, econômica e social envolvidas nos temas selecionados, que afeta diretamente o campo profissional da engenharia e é considerada estratégica na construção do futuro das sociedades mundiais.

A primeira aula foi ministrada por Flavia Braga, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As próximas serão dadas por Monica Bruckmann, socióloga e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense; Guilherme Estrella, geólogo que chefiou a equipe que descobriu o pré-sal; José Antônio Feijó, engenheiro eletricista, foi diretor de Operações da CELPE  e servidor da CHESF por cerca de 20 anos, onde exerceu a Chefia do Gabinete da Presidência; Antonio Gerson, engenheiro mecânico, com pós-graduação na Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ e especialização profissional em Gás Natural na École de Metiers Gaz de France (França), ex-funcionário da Cia. de Gás CEG, onde exerceu a chefia das Divisões de Planejamento, e de Energia, e do Departamento de Serviços; e o diretor do Sindicato Victor Marchesini, Engenheiro eletricista (UFBA, 2009), com especialização em Engenharia de Petróleo e Gás Natural (Universidade Petrobras, 2012).

O curso será realizado até o dia 24 de agosto.