O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) manifesta profundo pesar pela partida de José Alberto “Pepe” Mujica, ocorrida na tarde da última terça-feira (13). Grande líder da esquerda latino-americana, Mujica é — e seguirá sendo — exemplo de coerência, ética na política, simplicidade e compromisso com a democracia e a equidade.
Levaremos adiante a defesa intransigente da integração da América do Sul e da América Latina, marca indelével da vida pública do ex-presidente da República Oriental do Uruguai. Símbolo de resistência e coragem, Pepe conquistou o reconhecimento mundial como exemplo de serviço ao seu povo, sem jamais abrir mão dos valores que inspiraram gerações.
Ao renunciar a privilégios e ostentações enquanto exercia o poder conferido pelo povo uruguaio, tornou-se farol para a esquerda em tempos de incerteza e retrocessos.
Sua luz seguirá brilhando, nos guiando na luta pela democracia, pela solidariedade e contra todas as formas de preconceito.
Integra, agora, o panteão dos heróis que lutaram — e continuam a lutar — por um futuro mais igualitário, inclusivo e coletivo.
José Alberto “Pepe” Mujica, PRESENTE!