A engenharia e a política nacional perderam hoje um de seus maiores representantes. Roberto Saturnino Braga nos deixou aos 93 anos, após uma vida dedicada à soberania nacional, à política pautada pela ética, à transparência na gestão pública e à democracia.
Primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito de forma direta após a Ditadura, Saturnino teve uma vida pública extensa. Formado em engenharia pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, passou a se dedicar ao que chamava de “a mais nobre das ocupações do ser humano” em 1963, quando foi eleito Deputado Federal. Foi Senador da República, Prefeito e Vereador do Rio, encerrando sua carreira na administração pública em 2007, ao concluir seu último mandato no Senado.
Corajoso combatente contra as desigualdades, colocou todos os seus mandatos, que deixaram importantes contribuições para a cidade e para o país, a serviço das causas populares e da defesa do patrimônio público contra a sanha destrutiva do capital financeiro. Foi uma das vozes ativas na denúncia das perdas de conquistas históricas dos trabalhadores causadas pela Reforma Trabalhista.
Entendia como fundamental o papel da engenharia na construção de um país mais justo e, desde sua formatura, participou ativamente dos movimentos associativos, sendo membro ativo do Clube de Engenharia e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro.
Celebramos, ainda que feridos pela saudade e pela enorme perda para o país, a vida e a obra de Roberto Saturnino Braga. Jamais será esquecido e será, sempre, um exemplo de homem público e cidadão brasileiro.
Roberto Saturnino Braga, PRESENTE!