O SENGE/RJ realiza no próximo sábado, 27 de junho, das 9h30 às 12h, a Plenária Socioambiental que vai avaliar os resultados do Ato Público Ambiental, realizado em Copacabana no final de maio, além de apreciar as propostas de ações conjuntas decorrentes da mobilização. O encontro acontece na sede do sindicato, na Avenida Rio Branco, 277, 17º andar, Cinelândia, próximo do metrô e VLT.
A pauta da Plenária inclui a avaliação do Ato, a apreciação de propostas surgidas a partir da mobilização, assuntos gerais e informes. Também serão apresentadas a prestação de contas e a sistematização das propostas debatidas ao longo do processo.
A Plenária é presencial e aberta a todas as pessoas interessadas em discutir e deliberar sobre ações e atividades socioambientais. Para quem não puder estar no SENGE/RJ no dia, a articulação vai divulgar, às 9h do próprio sábado, um link de acesso remoto pelo grupo de WhatsApp “FEMAARJ ATO PÚBLICO AMBIENTAL”. A confirmação de presença também deve ser feita pelo grupo, que pode ser acessado pelo link https://chat.whatsapp.com/IaJO9u6zO6E01Lqh75YcAi
O que será avaliado
O encontro dá sequência ao Ato Ambiental Unificado, que reuniu cerca de 500 pessoas em marcha pela orla de Copacabana no domingo, 31 de maio, em defesa de um Rio de Janeiro mais sustentável. Sob um balão representando o planeta Terra, manifestantes de mais de 200 entidades e movimentos da sociedade civil seguiram pela Avenida Atlântica até o Leme, em ato que combinou apresentações culturais e falas políticas em defesa de “floresta viva, ar limpo, água e solo para todos”.
A mobilização foi construída ao longo de meses de plenárias realizadas no SENGE/RJ, reunindo sindicatos, ativistas, movimentos populares, moradores de favelas, povos originários, comunidades tradicionais, pesquisadores e cientistas. O movimento apresentou ao Poder Público um manifesto com 23 pautas, que vão do combate ao racismo ambiental ao banimento de agrotóxicos, passando por saneamento, urbanização, preservação de áreas verdes, proteção de rios e lagoas, educação ambiental e turismo ecológico.
A Plenária deste sábado é o próximo passo dessa articulação, que segue mobilizada para dar continuidade à pauta ambiental no Rio de Janeiro. Sindicatos, movimentos da sociedade civil e ativistas que queiram apoiar a iniciativa podem assinar a carta-manifesto pelo link: forms.gle/jpcssQWEy66xXM4k7




