Senge RJ disputa vaga no plenário do Comitê Guandu-RJ

Eleições acontecem entre os dias 1º e 3 de dezembro e definirão as entidades que integrarão o colegiado no triênio 2026–2029

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) está na disputa por uma vaga no plenário do Comitê Guandu-RJ, na modalidade Sociedade Civil. O processo eleitoral ocorrerá entre os dias 1º e 3 de dezembro, com o Fórum da modalidade marcado para 03/12, às 14h, em formato híbrido: via Microsoft Teams e presencialmente no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no campus Seropédica.

Ao todo, 18 entidades da sociedade civil — incluindo universidades, ordens profissionais, sindicatos, associações profissionais, associações de moradores, entidades empresariais, fóruns e assembleias permanentes — poderão votar e ser votadas.

Clique aqui para conhecer as entidades participantes e os demais concorrentes das modalidades Governo e Usuários.

No Senge RJ, a articulação pela vaga no colegiado contou com o engajamento do engenheiro químico Lourival Arruda, do geógrafo Vagner Fia, do engenheiro agrônomo Jorge Antônio da Silva, com o apoio de Osíris Barbosa. Atuaram, também, o engenheiro agrimensor Nelson Reis (OMA-Brasil) e a geógrafa Uiara Martins de Carvalho (FONACH).

Órgão colegiado, o Comitê Guandu-RJ propõe uma gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, garantindo água limpa e abundante para os moradores de 15 municípios da Região Hidrográfica II, no estado do Rio de Janeiro. A área de atuação do Comitê compreende, integralmente, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica; e parcialmente os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.

Acessar o conteúdo