No final de outubro o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge RJ dá mais um passo na construção de um novo projeto do seu setor de Capacitação Profissional. Uma parceria do sindicato com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora está em fase de exploração de eixos temáticos para a elaboração de matriz curricular. Com este objetivo, será realizado, em 30/10, quarta-feira, um seminário que reunirá especialistas da área para uma rica troca de conhecimentos, que servirá de base para a construção do arcabouço teórico e técnico do curso.
Buscando democratizar o acesso à produção acadêmica sobre esse tema fundamental para a classe trabalhadora, o Senge RJ e a Fiocruz decidiram abrir a programação do seminário ao público.
A ideia é promover o debate não só para fundamentar o currículo do curso, mas também para ampliar a discussão entre sindicalistas, estudantes, profissionais que lidam com o tema, como advogados trabalhistas, pesquisadores e gestores de recursos humanos, de saúde pública, medicina social, previdência, e sociedade civil em geral.
Troca de saberes e experiências
Gratuito e em formato presencial, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, o seminário terá início às 9h30, com uma mesa de abertura formada por Olímpio Alves dos Santos, presidente do Senge RJ, e Rita Mattos, coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH). Logo depois, às 10h, o seminário receberá o médico Marco Perez, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), para o primeiro painel do dia. Especialista em Medicina Preventiva e Social e mestre em Saúde Coletiva e em Prevenção e Proteção de Riscos Laborais, Perez apresentará a palestra “Configuração da Saúde do Trabalhador na Saúde Pública no Brasil”.
Fechando o evento, a fonoaudióloga Márcia Soalheiro, do CESTEH, e o engenheiro Alexandre Beltrame, coordenador do CEREST, participarão da mesa-redonda “A importância do Curso de Especialização para a Saúde Pública e Segurança dos Trabalhadores”. A mediação será feita por Alexandre Mosca, pesquisador do CESTEH.
Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita. Clique aqui para se cadastrar.
Confira a programação:
SEMINÁRIO
Preparação do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
🗓️ 30/10 | 9h às 12:30h
📍 SENGE RJ – Av. Rio Branco, 277 – 17º andar – Centro/RJ
Abertura – 09h30 às 10h
Olímpio Alves dos Santos
Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro
Rita Mattos
Coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Palestra – 10h05 às 11h05
A Configuração da Saúde do Trabalhador na Saúde Pública no Brasil
Marco Perez
Médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas; Especialista em Saúde Pública (Unicamp); Especialista em Medicina Preventiva e Social (Unicamp); Mestre em Saúde Coletiva (Unicamp); Máster en Prevención y Protección de Riesgos Laborales (Univ. Alcalá/Espanha). Foi Coordenador de Saúde do Trabalhador dos Municípios de Campinas/SP e de São Paulo/SP; Coordenador Nacional em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde; Diretor de Políticas de Saúde e Previdência do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social.
Mesa Redonda – 11:15h – 12:30h
A Importância do Curso de Especialização para a Saúde Pública e Segurança dos Trabalhadores
Participantes:
Márcia Soalheiro
Fonoaudióloga do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Alexandre Beltrame
Engenheiro Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas – SP (virtual)
Moderador: Alexandre Mosca
Pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana