Senge-RJ ganha ação do SMP contra a Eletronuclear

Empresa não paga o Salário Mínimo Profissional dos engenheiros desde 2010

O Senge-RJ ganhou, em 2ª instância, a ação referente ao Salário Mínimo Profissional movida contra a Eletronuclear. A justiça condenou a empresa a pagar para os engenheiros o valor correspondente a 9 salários mínimos. O resultado da ação saiu no dia 21 de agosto. A Eletronuclear ainda pode recorrer.

Todas as empresas do grupo Eletrobrás (do qual a Eletronuclear faz parte) não pagam o SMP desde 2010, quando Miguel Colassuono assumiu o cargo de diretor administrativo. Segundo o diretor do Senge-RJ, Gunter Angelkorte, só na Eletrobrás e na Eletronuclear, cerca de 200 engenheiros recebem abaixo do piso.

O SMP do engenheiro é regulamentado pela Lei 4.950 A/1996, que fixa um mínimo de 9 salários para uma jornada diária de 8 horas de trabalho.