O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge-RJ realizou, nesta quinta-feira, o lançamento do Guia de procedimentos – Laudo Técnico de Vistoria Predial (Autovistoria), no Centro Cultural Light. A publicação, coordenada pelo conselheiro do SENGE-RJ Luiz Cosenza, visa esclarecer o crescente número de questionamentos e incertezas referentes à responsabilidade civil dos engenheiros e a orientar a categoria a como proceder para atender às exigências da legislação.
A nova cultura de manutenção predial, em pauta desde registros dramáticos de desabamentos em diversos pontos do país, mobilizou, em especial, síndicos, condomínios, empresas e profissionais. Com a proposta de avançar nos debates e sistematizar procedimentos, o Senge-RJ reuniu associados, diretores e outras entidades, entre elas a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – ABENC, em um amplo debate.
Propostas e informações formuladas em seis seminários realizados no auditório do Senge-RJ foram sistematizadas e resultaram neste guia com informações e orientações de aspectos técnicos e jurídicos da legislação, já em vigor, sobre a autovistoria em edificações.
Para o Senge-RJ é fundamental que os engenheiros, no papel de responsáveis pelos laudos que atestarão a integridade das edificações, estejam atentos para o rigor e o cuidado na execução dos serviços profissionais que assinarão e, também, para a responsabilidade civil que se estabelece neste processo.
Faça o download da Cartilha de Autovistoria 2017